quinta-feira, maio 21, 2009

Garcia Marquez é objeto de debate literário neste sábado, na PUC.
*A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) realiza, a partir de junho, o curso de extensão em "Direito Societário", que trabalhará a prática de transações negociais, com a utilização de conhecimentos contábeis. As aulas ocorrerão de 1º a 5 de junho, das 19h às 22h, sob a coordenação dos professores da Fadir Luciano Timm e Fernando Smith Fabris. Integram o programa temas como técnicas de negociação, teoria geral do direito societário, sociedades limitadas e anônimas, deveres e responsabilidade dos administradores na sociedade anônima, governança corporativa, mercado de capitais, aspectos fundamentais sobre a Bovespa.
Participam como ministrantes diversos professores da PUCRS, UFRGS, USP, entre outros. As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Círculo de Cultura, do Laboratório de Atividades Múltiplas da PUCRS (LAM), é um encontro que acontece na última quinta-feira de cada mês. O objetivo é fomentar diferentes manifestações artísticas, por meio de leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais, sendo esta uma oportunidade de favorecer o encontro e integração entre professores, funcionários, alunos e os demais interessados em participar.
A próxima atividade será no dia 28 de maio, das 18h às 18h45min, na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*Na próxima terça-feira, 26 de maio, o professor da PUC-SP Eduardo Cruz participará do ciclo de palestras "Evolução: transversalidades", que integra a programação da Exposição (R)Evolução de Darwin. Na ocasião, falará sobre "Evolucionismo e Criacionismo", esclarecendo os termos e refletindo sobre a possibilidade de compatibilizar a teoria darwiniana com tradições religiosas. O evento ocorre às 18h30min no auditório do prédio 50 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Até 30 de dezembro o Museu de Ciências e Tecnologia da Instituição (MCT) realiza a exposição (R)Evolução de Darwin. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", tema dessa palestra, para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, e está localizado no prédio 40.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: até 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) - "Evolucionismo e criacionismo" - 26 de maio - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro
*Neste sábado, 23 de maio, ocorre mais um encontro "A literatura de língua espanhola através do cinema: debate crítico". O tema será "El amor en los tiempos de cólera", obra de Gabriel García Márquez. A cada encontro, que ocorre das 8h30min às 11h30min, serão debatidas importantes livros publicados na língua e adaptados ao cinema. A promoção é do Instituto de Cultura Hispânica da Universidade (ICH).
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Alunos, professores, funcionários e ex-alunos da PUCRS têm desconto. A programação completa pode ser conferida em www.pucrs.br/ich. Informações pelo telefone (51) 3320-3559 ou e-mail cultura-hispanica@pucrs.br.
*No próximo encontro do ciclo de palestras "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe", no dia 28 de maio (quinta-feira), o professor da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale), Sérgio Bellei, tratará do tema "William Wilson: Precursor da psicanálise?". Será das 17h30min às 19h.
A atividade é promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Imaginário e Literatura da Faculdade de Letras (Fale), na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A entrada é franca, mediante a doação de um livro de literatura, e é válida para todas as palestras previstas no ciclo, até o final do ano. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8280.

Nenhum comentário: