sábado, maio 23, 2009

*É possível estar na moda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Uma amostra de que é viável pôde ser vista nos pés da modelo e atriz Grazi Massafera, na 14ª edição do Fashion Rio, realizado em janeiro. Três modelos dos chamados ecoshoes (sapatos ecológicos), criados pelo estilista Walter Rodrigues, foram feitos de materiais recicláveis selecionados por pesquisadores do Laboratório de Química Industrial de Faculdade de Química da PUCRS.
Retalhos de madeira, casca de coco, chifres e ossos de animais, poliuretano, pintura com metalização a vácuo, retalhos de palmilhas e polímeros ABS foram algumas das matérias-primas utilizadas na confecção dos calçados sociais femininos que roubaram as atenções no evento carioca de moda.
Elas foram escolhidas por serem de fontes renováveis e por terem a capacidade de ser recicladas sem perder suas propriedades originais. "O verdadeiro sentido de inovação é pensar no futuro, construindo projetos que viabilizem e que concretizem um caminho de mudanças na criação de novos produtos. Sustentabilidade deve ser compreendida não mais como um
plus na linha de produção, mas sim como uma regra a ser seguida daqui pra frente", observa Walter Rodrigues, que além de estilista é coordenador do Núcleo de Design e Inovação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
O projeto "Calçado verde com componentes ecológicos", desenvolvido com recursos da Finep e Sebrae, é uma parceria entre a PUCRS, a Assintecal e empresas de componentes de calçados. O papel do grupo de pesquisa, na primeira fase do estudo, foi selecionar os materiais que atendessem aos requisitos, além de fazer uma avaliação do ciclo de vida dos sapatos, a energia envolvida na fabricação e transporte dos materiais, entre outras informações. "Infelizmente não podemos estudar até o fim do ciclo desses calçados. Geralmente, quando não utilizam mais, as pessoas doam os calçados, e os destinos são os mais variados", conta a mestranda em Engenharia de Tecnologia de Materiais, Fabiana de Araújo Ribeiro. Em breve está prevista a chegada de um software especial para fazer esse tipo de cálculo com mais precisão.
Na segunda fase o grupo pretende desenvolver e melhorar materiais para a fabricação dos ecoshoes, principalmente por meio do reaproveitamento de resíduos. Dentre as ideias está a injeção de polímero com fibras naturais num salto, desenvolver uma cola mais ecológica e tentar reaproveitar o couro do tipo cromo, que atualmente tem seus restos colocados em valas especiais.
No dia 8 de junho, no Fashion Rio Primavera Verão 2009, serão apresentados outros modelos desenvolvidos no desfile de Walter Rodrigues.Walter Rodrigues fala sobre os ecoshoes
O estilista paulista Walter Rodrigues já vestiu atrizes famosas como Cláudia Raia e Carolina Ferraz, além da primeira dama brasileira, Marisa Letícia, nas duas posses do Presidente Lula. Ele é reconhecido dentro e fora do Brasil por suas peças de luxo feitas com acabamento diferenciado. Walter concedeu entrevista exclusiva à revista
PUCRS Informação:Foi muito diferente trabalhar com matéria prima reciclável nesses sapatos?
Essencialmente não existe grande diferença, é apenas uma questão de escolha hoje, mas que no futuro será uma necessidade. O importante desse projeto é visualizar esse caminho e torná-lo reconhecidamente fácil para que a indústria o incorpore com naturalidade.Há planos para confecção e venda desses sapatos em breve?
Isso depende das empresas que estão produzindo os sapatos, mas o que podemos avaliar como positivo neste momento é que não se sai impune de uma participação em um projeto tão importante quanto esse. Tenho certeza de que já plantamos nas cabeças deles várias questões que serão utilizadas nas próximas coleções, independentemente se esses modelos a serem criados façam parte do nosso projeto ou não. O importante aqui e agora é provocar os fabricantes a repensar seus processos industriais.Como as clientes saberiam que os calçados são ecológicos?
Acredito que deveria ser feita toda uma ação de marketing para que os consumidores tenham essas informações, como etiquetas explicativas que poderiam contar sobre a origem e a história do projeto, a caixa, as embalagens para embarque, enfim todo e qualquer material promocional deveria ser utilizado como ferramenta de propaganda. Devo dizer que uma das empresas participantes do projeto, a Box Print, confeccionou as caixas dos produtos assinados por mim com material reciclado que eles denominam Box Green, um projeto de iniciativa da própria indústria.As consumidoras hoje estão mais focadas no design ou no aspecto ecológico na moda?
Sempre o impacto visual fala primeiro, depois vem o conforto e por fim os processos de industrialização. Por isso, devemos saber que só produzir não vai gerar muita diferenciação, temos que comunicar sempre ao consumidor essas mudanças e o bem que elas estão gerando e o impacto que tudo isso terá no futuro do planeta.

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