quarta-feira, maio 20, 2009

*"Gestão de Crise na relação com clientes da aviação civil" será o tema de palestra no dia 22 de maio, às 10h, no auditório do prédio 10, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. O ministrante será o integrante da Comissão dos Familiares das Vítimas do Acidente da TAM voo JJ 3054 Luiz Antônio Salcedo, que falará sobre assistência a familiares de vítimas de acidentes aeronáuticos, do ponto de vista administrativo da condução de crise. O encontro tem entrada franca, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível e faz part e da programação da 15ª Semana da Solidariedade, promovida pelo Centro de Pastoral & Solidariedade da PUCRS.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3576 e no site www.pucrs.br/pastoral.
*O Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores. No dia 6 de junho ocorrerá o próximo encontro, a oficina "Contação de Histórias", ministrada pela educadora Naraiana Nunes de Liz. A atividade ocorre das 9h às 12h na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No dia 20 de junho está prevista a oficina "Educação para a paz" .
Neste semestre, o LAM oferecerá três diferentes atividades,
todas gratuitas, para alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As oficinas de formação continuada ocorrerão aos sábados pela manhã, os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras do mês e as oficinas permanentes às segundas-feiras e terças-feiras.
Informações adicionais e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*Nesta terça-feira, 19 de maio, a professora da Faculdade de Letras da Universidade (Fale) Helenita Rosa Franco foi empossada na cadeira 26 da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (ALF/RS). A cerimônia foi no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, onde, na mesma ocasião, houve a cerimônia de doação do acervo da escritora Patrícia Bins para a Instituição.
Estiveram presentes, além do Reitor, Joaquim Clotet, pró-reitores, professores, funcionários, os dois filhos da escritora, Carlos Henrique e Roberto Bins. No discurso de agradecimento, Roberto ressaltou a satisfação com todo o trabalho cuidadosamente realizado para a proteção e disponibilização do material para a consulta de estudantes e pesquisadores. Clotet agradeceu o ato de confiança e o reconhecimento da família, com a grande doação literária, do espaço oferecido pela Universidade como digno para o cultivo das artes. "A Universidade funciona como mãe nutriente dos seus estudantes e pesquisadores", lembrou.
A posse de Helenita também contou com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Emocionada, a nova acadêmica da ALF/RS renovou o comprometimento com a difusão das letras femininas agradeceu a distinção para "ocupar a cadeira que já foi de sua amiga Patricia". Para a presidente da Academia, Eloá Muniz, "Helenita é digna de ocupar a cadeira que já teve como patronas Lila Ripoll, Araci Dantas de Gusmão Perillo e Patrícia Bins, pois equilibra o desenvolvimento intelectual com o desenvolvimento humano". A ALF/RS foi inaugurada em 12 de abril de 1943 e contribui para atividades de pesquisa para estimular e promover atividades culturais para a difusão da literatura feminina, contando hoje com 40 membros.
*A Biblioteca Central Irmão José Otão recebe uma exposição com manuscritos, roupas, chapéus, livros e mais objetos de Patrícia. Os materiais compõem o acervo da escritora. Podem ser vistas ainda fotografias da infância, com a família, de sessões de autógrafos e recebimento de prêmios, recortes de jornal, troféus, objetos de decoração e mais. A exposição ficará no saguão da Biblioteca, no térreo, prédio 16 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) até o final de maio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45mi n às 17h30min. A entrada é franca.
Patrícia Bins nasceu no Rio de Janeiro, em 1930. Formada em Artes Plásticas, foi romancista, poeta, cronista. Colaborou no Correio de Povo e na Zero Hora. Sua criação literária rendeu diversos prêmios, entre eles Prêmio Afonso Arinos e José de Alencar da Academia Brasileira de Letras. Foi patronesse da 44ª Feira do Livro de Porto Alegre, sendo a terceira mulher a ocupar este lugar. Suas obras são: "O assassinato dos pombos - Cronicontos" (1982), "Jogo de fiar" (1984), "Antes que o amor acabe" (1987), "Janela do sonho" (1987), "Pele nua do espelho" (1989), "Theodora" (1994), "Sarah e os anjos" (1994).

Nenhum comentário: