segunda-feira, maio 18, 2009

*O trabalho do professor da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) Fernando Moraes foi premiado como melhor artigo na International Symposium on System-on-Chip, que ocorre na Finlândia. O artigo tem como tema "Congestion-aware Task Mapping in Heterogenous MPSoCs". Informações adicionais na página
soc.cs.tut.fi/2008/Best_paper_award.php
.
*A partir desta terça-feira, 19 de maio, o Instituto Goethe recebe o evento "Grandes Pensadores Alemães", com a participação de diversos professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS. As palestras seguem até quinta-feira, dia 21, e vão tratar de Karl Marx, Bloch, Schopenhauer, Schelling, Adorno, entre outros. Os encontros acontecem das 19h às 22h no auditório do Instituto, na Rua 24 de outubro, 112, na Capital. Inscrições pelo e-mail info@portoalegre.goethe.org e informações pelo telefone (51) 2118-7800. A entrada é franca.
Na quinta-feira, o professor da Universidade Ernildo Stein realiza a sessão de autógrafos do livro "Antropologia filosófica - questões epistemológicas" (Ed. da Unijui, 2009, 248p) Segue a programação das palestras:Terça-feira, 19 de maio
K. Marx - Professor Hans-Georg Flickinger (Universidade de Kassel, Alemanha)

E. Bloch - Professora Suzana Albornoz (UNISC)Quarta-feira, 20 de maio
F.W.J. Schelling - Professor Eduardo Luft (PUCRS)
A. Schopenhauer - Professora Muriel Maia Flickinger (UFRGS)Quinta-feira, 21 de maio
Clássicos alemães na Antropologia (M. Scheler, A. Gehlen, H. Plessner) - Professor Ernildo Stein (PUCRS)
T. Adorno - Professor Ricardo Timm de Souza (PUCRS)
*A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS está com inscrições abertas, até 29 de maio, para o curso de pós-graduação em Geografia "O Espaço Urbano: Geografia e Interdisciplinaridade". A atividade é voltada a graduados em Geografia, que desenvolvem projetos de ensino e pesquisa, bem como graduados oriundos de áreas afins, que atuam em instituições públicas ou privadas na gestão e análise do espaço.
As aulas começam no dia 5 de junho e serão ministradas às sextas-feiras, das 17h30min às 22h30min, e aos sábados, pela manhã. Entre as disciplinas estão "Produção - Consumo - Insumos"; "Cidade - Inclusão - Comunicação"; "Lugar - Cultura - Cidadania" e "Suportes tecnológicos para interpretação e análise do espaço urbano".
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3555 e inscrições no site www.pucrs.br/ffch/geografia/2edicao.
*"Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" será o próximo tema abordado no ciclo de palestras e conferências gratuitas sobre Charles Darwin, que a Universidade realiza até 27 de outubro. O encontro será no dia 20 de maio, às 18h30min, no Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e será ministrado pelo professor da UFRGS Francisco Salzano, o mais renomado geneticista do Brasil e um dos maiores especialistas mundiais em genética de populações humanas e de outros organismos. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas on-line no site www.pucrs.br/mct/evolucao.
Até 30 de dezembro o Museu de Ciências e Tecnologia da Instituição (MCT) realiza a exposição (R)Evolução de Darwin. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", tema dessa palestra, para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, e está localizado no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em
www.pucrs.br/mct/evolucao
ou pelo telefone (51) 3320-3521.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) - "Evolucionismo e criacionismo" - 26 de maio - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) - "A evolução da mão" - 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Francisco M. Salzano (UFRGS) - "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" - 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro
*O projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 20 de maio, terá a apresentação do "Quinteto de Cordas Chiquinha Gonzaga", batizado com esse nome em homenagem a grande compositora brasileira. Músicas como "New York, New York", de Fred Ebb e John Kander; "Baby Elephant Walk", de Henri Mancini e "Gaúcho (Tango Brasileiro)", de Chiquinha Gonzaga, farão parte do repertório.
A atividade, que proporciona meia hora de boa música no intervalo do almoço, tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Informações pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.

Nenhum comentário: