Translate

terça-feira, maio 19, 2009

*Nos dias 25 e 26 de maio a PUCRS receberá o renomado historiador inglês Leslie Bethell, que ministrará a conferência "O Brasil nas Américas", abordando questões políticas brasileiras entre os séculos 19 e 20. A atividade será realizada no dia 25 de maio, às 14h30min, no auditório do prédio 5 do
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. Na ocasião, será estudado o período da independência até a segunda Guerra Mundial. No dia 26, terça-feira, às 19h, o ministrante falará sobre as questões políticas durante a Guerra Fria e o Pós-Guerra Fria no auditório do prédio 81 (avenida Ipiranga, 6690). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em História da Instituição.
Entre as principais obras de Bethell, estudioso das questões latinas, sobretudo as brasileiras, estão "História da América Latina" (1998), "Brasil: fardo do passado, promessa do futuro" (2002) e "A Abolição do comércio brasileiro de escravos" (2002).
A atividade tem entrada franca. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3534. As palestras serão ministradas em português.Sobre o palestrante*:
Leslie Bethell foi, por dez anos, diretor do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e Professorial Fellow do St Antony´s College, Oxford (1997-2007). É Emeritus Professor of Latin American History na University of London, Emeritus Fellow do St Antony´s College, Oxford, e Honorary Research Fellow no Departamento de História do University College London e do Institute for the Study of the Americas da University of London. Bethell é também o editor de Cambridge History of Latin America (Cambridge University Press), uma obra em doze volumes. Suas pesquisas e publicações tratam da história política, social e cultural latino-americana dos séculos 19 e 20, especialmente a brasileira. nas quais destacam-se a "História da América Latina" (1998), "Brasil: fardo do passado, promessa do futuro" (2002) e &quot ;A Abolição do comércio brasileiro de escravos" (2002).*Fonte:
site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas: www.cpdoc.fgv.br
.
*A Universidade realiza mais uma edição da campanha "PUCRS Livre de Tabaco: Respire Liberdade - Fique do Lado da Vida - Evite o Cigarro". O objetivo é conscientizar, educar e auxiliar os dependentes de tabagismo a abandonarem o consumo, criando um ambiente agradável dentro dos campi da PUCRS e no Hospital São Lucas (HSL). A iniciativa é realizada neste mês em referência ao 31 de maio, "Dia Mundial Sem Tabaco".
Todos os encontros envolverão o tema. No dia 27 de maio, às 13h30min, haverá palestra de abertura com o pneumologista Gustavo Chatkin, no anfiteatro Irmão José Otão, no 2º andar do HSL (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Nessa data também serão distribuídos perfumes aos funcionários, relacionando tabaco com os cheiros da natureza, além da aferição de monóxido de carbono e Teste de Fagerstrom, utilizado para detectar a dependência da nicotina. O mesmo teste também será realizado no dia 28 de maio, das 17h às 20h, na sala anexa do prédio 50, Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) Atividades fora dos campi em parceria com outras entidades também estão programadas. No dia 27 de maio, com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves; no dia 30 ações em parceria com a Amrigs no Shopping Iguatemi, às 14h; e no Brique da Redenção, dia 31 de maio. Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3500 ramal 4712.Sobre o tabagismo
Todo fumante deve ser orientado sobre os malefícios do cigarro, que possui mais de 5 mil substâncias nocivas à saúde. Grande número de pessoas abordadas durante campanhas acaba procurando o médico em busca de tratamento. Poucos conseguem largar o vício sem ajuda. Hoje o tabagismo é visto como uma doença, que requer, muitas vezes, medicamentos e assistência psicológica que permita uma mudança de conduta.
Entre outros fatores, o tratamento é importante para que a pessoa consiga lidar com os sintomas de abstinência, que aparecem nas primeiras quatro ou cinco horas depois do último cigarro: ansiedade e tremores. No trabalho pode diminuir a capacidade de concentração e raciocínio. Com acompanhamento médico, isso tende a acabar de dois a três meses.
Porto Alegre é a segunda capital do País em número de fumantes acima de 18 anos, perdendo somente para São Paulo. Quando se conta a população com mais de 15 anos, os gaúchos lideram o ranking. As mulheres também fumam cada vez mais. Quanto aos jovens, cresce ainda a tendência ao uso do narguilé, erroneamente considerado inofensivo e muito difundido. Além disso, o hábito pode servir de porta de entrada ao tabagismo convencional.
*Na próxima palestra do Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade, o geriatra Newton Terra falará sobre as alterações de rotina que a aposentadoria provoca e os reflexos na saúde física e psicológica de quem encerra suas atividades profissionais. O encontro ocorre na quinta-feira, 21 de maio, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). O evento tem entrada franca. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
*Até sábado, 23 de maio, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza uma promoção no valor dos ingressos, que são vendidos a R$ 9,00 por pessoa durante a Semana Nacional de Museus. Mais de 700 experimentos interativos, conhecimentos, brincadeiras e diversão são as atrações, uma ótima dica de passeio para quem está na Capital.
Além dos experimentos interativos, podem ser feitas no local "viagens" pelo mundo da geografia, física, química, comunicação e outras áreas do conhecimento. Entre as atrações está o giroscópio humano (simulador de ausência de gravidade), a estação de tratamento de água, equipada com um microscópio ligado a um monitor para mostrar a biodiversidade presente em uma gota d´água, entre outros.
Há também, o show de eletricidade estática, apresentações sobre posicionamento de estrelas e interpretação do céu na tenda do planetário, interações vivas com animais e plantas, aquários de água doce e salgada, e a exposição (R)Evolução de Darwin.
O Museu funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no prédio 40 do
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/mct ou pelo telefone (51) 3320-3597.

Nenhum comentário: