terça-feira, maio 19, 2009

*Obras de curta e média metragens poderão participar da Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, que acontece durante o 37º Festival de Cinema de Gramado. Serão concedidos 11 prêmios às produções em audiovisual com duração de até 25 minutos, concluídas após 1º de julho de 2008. As inscrições deverão ser feitas até 20 de junho no endereço http://www.festivaldegramado.net/regulamento/gaucha.
As produções deverá ter um máximo de 25 minutos de duração, incluindo os créditos, e devem ser produzidas no Estado. Cada diretor poderá inscrever uma obra, enquanto cada produtora poderá participar com até três. Filmes que contenham outros idiomas deverão ter legenda em português. Farão parte da comissão julgadora um representante de cada instituição realizadora e apoiadora. Além da prefeitura de Gramado e da Assembleia, a mostra conta com apoio técnico e institucional da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Estado, do Sindicato da Indústria Audiovisual/RS e da Fundação Estadual de Cinema.
O deputado Ronaldo Zülke (PT), que é coordenador do Fórum Permanente de Economia da Cultura do RS, está à frente da organização do evento desde 2004. Ele destaca que “a Mostra Gaúcha de curtas e médias metragens é um meio de incentivar a cadeia produtiva do cinema gaúcho. O setor do audiovisual é um importante gerador de renda para o Estado, e com a abertura da mostra para produções em formato digital conseguimos democratizar ainda mais seu acesso”.
A mostra é realizada desde os anos 70, através de uma parceria entre a prefeitura de Gramado e o Legislativo Estadual. A edição 2009 ocorrerá no dia 13 de agosto, com a exibição e premiação dos filmes escolhidos, conforme a programação do Festival de Cinema de Gramado. Neste dia, serão conhecidos os vencedores em 11 categorias distintas, que receberão troféus. Em outro ato, na Assembleia, ocorrerá a entrega dos prêmios em dinheiro, que somam R$ 30 mil.
» Confira aqui as categorias e os respectivos prêmios. (Coletiva.Net)

Nenhum comentário: