segunda-feira, maio 18, 2009

*A profissão de contador está passando por grandes e positivas mudanças, tornando-se cada vez mais co-participante do processo de administração das empresas. Nos Estados Unidos, atualmente, está entre as três profissões mais procuradas, e essa tendência está se espalhando aos poucos para outros países. A principal alteração no Brasil foi o início do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade por intermédio da promulgação da lei 11.618, fazendo com que balanços anuais e relatórios de empresas sigam critérios padronizados em todo o mundo.
A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. "Em alguns segmentos de nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida, infelizmente, estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco", observa o professor João Carlos Miranda, coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUCRS.
As áreas em que o contador pode atuar são diversas, podendo trabalhar como auditor, analista financeiro, perito contábil, consultor contábil, professor de contabilidade, além de assumir cargos administrativos e públicos. Atualmente, o cargo de maior empregabilidade é o de controller (profissional que define e controla o fluxo de informações em uma organização), que participa ativamente no processo da gestão empresarial como um todo.
Na PUCRS o curso de graduação existe há mais de 50 anos, sendo um dos mais tradicionais do Estado. Em 2006 passou a adotar a Linha de Formação em Controladoria e Finanças, parte da contabilidade associada ao processo de decisão das organizações. Segundo o coordenador do curso, dentre os diferenciais oferecidos pela PUCRS, além de a estrutura da Universidade (incluindo a nova Biblioteca Central) está a possibilidade de utilização do Laboratório de Mercado de Capitais (Labmec), localizado na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia. O Labmec permite o primeiro contato dos alunos com o mercado de capitais, promovendo jogos, simulações de investimentos, cursos, palestras, debates e aulas, entre outras atividades (saiba mais em www.labmec.com.br).
O curso, que tem duração de oito semestres, também tem grande contato com empresas, que seguidamente procuram dentre seus alunos e formandos indicações de estagiários e profissionais. Nos últimos semestres, nas disciplinas Prática Profissional I e II, os estudantes implementam projetos inovadores ou de melhorias em empresas, sempre com a orientação de um professor.
Depois de formados os contadores ainda podem se especializar na PUCRS, em cursos como de Controladoria e Finanças, Planejamento e Gestão de Tributos , Auditoria e Perícia. O professor Miranda acredita que o bom contador de hoje tem que ter uma visão sistêmica muito forte, sabendo dos impactos daquilo que está sugerindo e ter um grande senso de responsabilidade, pois cada vez mais o seu trabalho está voltado para a sociedade em geral, influenciando mercados. Para informações adicionais sobre o curso de graduação em Ciências Contábeis acesse www.pucrs.br/face.

Nenhum comentário: