terça-feira, agosto 18, 2009

*Começa sábado, 22, a exibição de um ciclo de filmes europeus no Cine Santander (rua Sete de Setembro, 1.028, Centro). A promoção é da Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com a entidade financeira. A ação é destinada a servidores e alunos da rede, com entrada franca, mediante a distribuição de senhas limitadas ao espaço do local, com capacidade para 85 pessoas.
Os filmes serão exibidos uma vez por mês aos sábados, às 11h, e seguidos de um debate com pessoas com trabalhos relacionados à cultura em questão. Segundo a coordenadora de Línguas Estrangeiras da Smed, Joice Galli, a atividade tem o objetivo de propor a discussão da língua, cultura e educação por meio da linguagem cinematográfica.
Joice destaca que os títulos foram selecionados de acordo com as línguas estrangeiras ensinadas nas escolas da rede municipal. “É sempre relevante proporcionar aos servidores e alunos o acesso a uma outra forma de expressão linguística e cultural”, ressalta.
O filme de estreia é o italiano Gomorra, de Matteo Garrone, produzido em 2008, que retrata a violência do crime organizado nas províncias de Nápoles e Caserta. Após a exibição, o representante do consulado italiano no Rio Grande do Sul, Raoul Poleggi, fará uma leitura crítica do filme, estabelecendo relações com o processo de inserção do idioma na rede municipal.
Parceria - A ação corresponde à parceria entre Smed e Santander Cultural, que já desenvolvem conjuntamente o curso Mardi – France, destinado a gestores culturais do Santander e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, além da visita guiada de alunos da rede municipal à mostra Reflexio, em exposição no Santander até o próximo dia 23, que celebra o ano da França no Brasil.

Nenhum comentário: