sábado, agosto 22, 2009

*A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu o terceiro encontro anual didático-pedagógica dos docentes municipais que participam da turma de formação em língua italiana. Ministrados quatro vezes ao ano pela Coordenação das Línguas Estrangeiras da secretaria, os encontros visam auxiliar os professores a inserirem a língua na rede municipal e a sistematizarem o seu ensino. As atividades aconteceram na quarta-feira, 19. Dia 7 de outubro ocorrerá a última formação do ano.
Completando quatro anos em 2009, o curso, que capacita professores das línguas espanhola, inglesa, francesa e portuguesa para lecionarem o italiano em ciclos do ensino fundamental, tem previsão de término no final desse semestre. Oriunda de uma parceria entre a Smed e a Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul (Acirs), que viabilizou a iniciativa fornecendo professores para ensinar a nova língua aos docentes municipais, a ação é complementada pelas formações didático-pedagógicas.
Nos encontros, os 16 professores municipais, que desde 2006 compõem o grupo, são estimulados a discutirem a realidade do ensino na rede, adaptando e elaborando materiais pedagógicos a serem usados em sala de aula com os alunos. Com isso, foi construído o Quaderno Pedagogico, que compila o resultado das reuniões, formando um arquivo recheado de ferramentas que pretendem aproximar a língua italiana da cultura diária das crianças. O Quaderno também será aproveitado com as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas oficinas do projeto Escola Aberta.
Portal das Línguas - A coordenação das Línguas Estrangeiras da Smed hospeda no próprio site da secretaria o Portal das Línguas, que engloba atividades online de todas as línguas estrangeiras trabalhadas nas escolas do município. Algumas dessas atividades, inclusive as de italiano, foram apresentadas por professores nas formações didático-pedagógicas realizadas ao longo dos anos.

Nenhum comentário: