terça-feira, agosto 18, 2009

*O espetáculo Raul Vive!, com show da banda PertuRbadores e projeção do documentário histórico “Raul Seixas também é documento”, acontece sexta-feira, 21, às 20h, no Centro Cultural Usina do Gasômetro - Sala 302. O tributo conta com a participação especial do músico Renato Velho (Tradisons e ex-Trem 27). Também haverá depoimentos informais de fãs que assistiram shows e até mesmo de alguns que estiveram no velório do cantor.O repertório do tributo Raul Vive! contempla lado A e lado B, procurando agradar desde quem só conhece as canções clássicas até os fãs mais fanáticos. São músicas de todas as fases, como “Sociedade Alternativa”, “Dr. Pacheco”, “Metrô Linha 743”, “Trem das Sete”, “Pagando Brabo”, “O Segredo do Universo”, “Como Vovó Já Dizia”, “Al Capone” e “Gita”. Em cada letra se nota a atualidade das letras. “Abre-te Sésamo”, por exemplo, satiriza a corrupção: “Lá vou eu de novo um tanto assustado com Ali Babá e os 40 ladrões; já não querem nada com a Pátria amada e cada dia mais enchendo os meus botões”. Perfil - Em 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, morria o maior roqueiro brasileiro, Raul Santos Seixas. Raulzito, como era chamado pelos fãs, passou por altos e baixos de sucesso midiático ao longo da carreira. Mas sua popularidade sempre foi inegável: quando muitos julgavam que Raul já estava esquecido - com o fim dos anos 1970, década em que Raul era Rei do Rock no Brasil - o músico realizou o lendário show para mais de 100 mil pessoas em 1982, na praia do Gonzaga, em Santos (SP).
A sua morte fez aumentar a fama: gerações que nunca o acompanharam vivo se tornaram fãs das músicas e das idéias de Raul. Os discos dele até hoje mantêm uma grande vendagem. Músicos de diversas vertentes - inclusive distantes do rock - regravam canções do baiano: recentemente Zeca Baleeiro lançou uma faixa em homenagem ao músico, “Toca Raul!”. PertuRbadores -Os integrantes do grupo PertuRbadores tocam Raul há oito anos. Começaram em 2001 com banda Bin Laden no colégio Dom João Becker, bairro IAPI. A ligação com Raul Seixas vai além da música: o trio chegou a se aprofundar no conhecimento do mago Aleister Crowley, inspirador do lema da Sociedade Alternativa: “faze o que tu queres, há de ser tudo da lei”. Os integrantes da banda são João Byvys (guitarra e voz), William Lata (baixo e vocal) E Felipe Badanha (bateria). Os PertuRbadores existem com esse nome desde janeiro de 2009 e se apresentaram na Restinga, na Usina do Gasômetro, na Velha Fábrica e no EntreBar, no bairro Cidade Baixa. A volta do trio aos palcos foi como Diabo a 4 em novembro de 2008. A banda atuou com a mesma formação de 2003 a 2005 com o nome Filhos de Crowley, quando tocou no Galpão do IBGE, Faculdade de Comunicação da UFRGS, Bar 777 e Velha Fábrica, entre outros locais. O trabalho do grupo pode ser conhecido no www.myspace.com/perturbadores.
Raul Vive! - Tributo a Raul Seixas
Sexta-feira, 21 de agostoSala 302 - Usina do Gasômetro
Ingressos: R$ 5 (feminino) e R$ 10 (masculino)
Programação20h: “Raul Seixas também é documento” (1998) - 30 min. diretor: Paulo SeveroDocumentário histórico que apresenta imagens pessoais de Raul com amigos como Sérgio Sampaio, Nelson Motta e Paulo Coelho, além de entrevistas com Marilia Gabriela, Pedro Bial, clipes e trechos de shows, inclusive um dos últimos, ao lado de Marcelo Nova, do grupo Camisa de Vênus. 20h30: Abertura - Renato Velho (acústico) e depoimentos21h: Banda PertuRbadores23h30: EncerramentoRealização: Banda PertuRbadoresProdução: João CoimbraApoio: Usina das Artes, Rádio FM Cultura 107,7 e TVEMais informações e entrevistas - Fone: (51) 8449 3101 e e-mail

Nenhum comentário: