terça-feira, agosto 18, 2009

*Foi lançado ontem à tarde, na sede da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), o projeto Pólo Gastronômico Cidade Baixa. O objetivo é profissionalizar a gestão e qualificar o setor de gastronomia do bairro. (fotos)
Coordenado pelo Sebrae-RS, o projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindipoa), Senai, Senac e SMTUR. De acordo a consultora do Sebrae e coordenadora do programa para a Cidade Baixa, Katia Gisele de Souza, o projeto se baseou no resultado que está sendo alcançado pelo Pólo Gastronômico Porto Alegre, lançado há dois anos com a participação de 40 empresas e a realização de ações como o Programa de Alimento Seguro e o Qualifica Brasil, que é um programa de sensibilização para gestão de bares, hotéis e restaurantes.
A escolha do bairro para iniciar a regionalização do programa, segundo Kátia, levou em conta o fato de que a Cidade Baixa já é um pólo gastronômico, e apresenta boas possibilidades de desenvolvimento e qualificação. “Vamos estabelecer uma interlocução com a prefeitura, através da SMTUR, para encaminhar as necessidades que vierem a ser identificadas pelos empreendedores em relação a melhorias urbanas no bairro, revitalização e criação de uma identidade visual”, completa a coordenadora.
Na abertura do evento, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou a importância do setor de gastronomia para o turismo da cidade, e convidou os empresários do ramo a pensarem o bairro Cidade Baixa como uma atração turística, ampliando o foco do projeto de gestão e qualificação das empresas. Participaram do encontro cerca de 30 proprietários de restaurantes, bares, cafeterias e pubs.
O projeto abrangerá a área compreendida entre as avenidas João Pessoa, Venâncio Aires, Loureiro da Silva e a rua João Alfredo, onde o Sebrae identificou a presença de mais de 120 estabelecimentos de alimentação fora do lar.
Estiveram presentes no lançamento o presidente da Abrasel, Pedro Hoffman, a superintende do SindPoa, Maria Isabel Nehme, e a gerente do Sebrae Metropolitano, Isabel Aguiar.

Nenhum comentário: