quarta-feira, agosto 19, 2009

*Estão abertas até terça-feira, 25, as inscrições para as oficinas do 16º Porto Alegre em Cena. São diretores de teatro, cantores, figurinistas, cenógrafos, bailarinos e coreógrafos ensinando suas técnicas durante o festival. Os interessados devem ir até o o Solar Paraíso (Travessa Paraíso, 71 – Morro Santa Teresa) ou fazer a inscrição pelo e-mail oficinaspoaemcena@gmail.com, indicando o curso que pretende participar. É necessário o envio de currículo e breve carta de intenção.
Neste ano, entre os oficineiros estará o consagrado ator Antônio Petrin, com um curso de atuação onde os participantes criarão e representarão os textos. Indicado para os mais importantes prêmios nacionais como melhor ator, Petrin até hoje participou de 42 peças, dirigiu 12 espetáculos teatrais, atuou em 12 filmes e 35 programas entre novelas e especiais para a televisão.
Outro destaque será a aula técnica do dança clássica com professor e ensaiador belga Lars van Cauwenbergh. Depois de relevante carreira como bailarino em grandes companhias, o belga Cauwenbergh passou a lecionar nos principais grupos da Europa. Foi assistente de direção da Cia. de Dança Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e ministrou aulas de técnica clássica no Grupo Corpo e Ballet Jovem de Minas Gerais.
Os italianos Donatella Pau e Antonio Murru, do grupo Is Mascareddas, da Sardenha, vão ministrar uma oficina de teatro de bonecos voltada para adultos profissionais ou amadores que tenham interesse em saber, aprender e desenvolver métodos de animação da tradição europeia. O objetivo é levar os participantes a aprender sobre teatro ao usar sua criatividade e capacidade de expressão por meio dos bonecos.
Veja aqui a relação completa das oficinas
Leia outra matéria sobre o festival:
Porto Alegre em Cena divulga resenhas dos espetáculos

Nenhum comentário: