terça-feira, agosto 18, 2009

*Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para a especialização em "Psicoterapia Cognitivo Comportamental", primeiro curso na modalidade à distância. Oferecido pela Faculdade de Psicologia em parceria com a PUCRS Virtual, será realizado a partir de setembro até abril de 2011.
Voltado para psicólogos e médicos, apresentará as principais patologias da infância, adolescência e da vida adulta e as principais técnicas de tratamento utilizadas. Entre as disciplinas previstas estão as de "Introdução à Psicoterapia Cognitiva", "Avaliação Psicológica", "TCC e Neurociências", "Psicopatologia", "Psicofarmacologia" e "Técnicas Psicoterápicas".
O curso será desenvolvido no ambiente virtual Moodle, disponível para acesso 24 horas por dia, utilizando recursos como ferramentas de comunicação (fóruns e atendimento virtual para dúvidas). As aulas são gravadas, facilitando o acesso para o aluno que pode assisti-la em qualquer momento. Cada disciplina contará com uma sala de aula virtual onde os estudantes realizarão atividades variadas, como bate-papos com colegas e professores, debates, leitura de textos e hipertextos e trabalhos. Haverá a participação de professores convidados em palestras nas disciplinas. As provas serão presenciais, devendo ser realizadas no local selecionado no momento da matrícula. Ao final, os participantes terão seis meses para elaborar e defender o trabalho de conclusão de curso. Informações no site www.ead.pucrs.br ou telefone (51) 3320-3651.
*A Pró-Reitoria de Graduação da PUCRS (Prograd) realiza, a partir do dia 31 de agosto, um ciclo de palestras para alunos, integrando as atividades da Capacitação Discente. Na ocasião, o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Luciano Marques de Jesus, falará sobre "Filosofia, cultura e cidadania na sociedade contemporânea". O encontro será no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A atividade tem entrada franca, sem inscrições prévias, e é realizada sempre na última segunda-feira do mês, das 18h às 19h. A participação vale como atividade complementar. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4391.
*O ciclo de palestras sobre "Pensamento Francês e Cultura Brasileira" terá mais um encontro no dia 26 de agosto, às 17h30min. Na ocasião, a diretora da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Maria Eunice Moreira abordará o tema "Ferdinand Denis e a história da literatura brasileira". O professor da Faculdade de Comunicação Social Juremir Machado da Silva falará sobre "A Ficção de Michel Houellebec como ensaio marginal". Também participa da atividade o professor da Unniversité Sorbonne-Paris IV Leonardo Tonus, que ministra a palestra intitulada "Humilhados, marginais e traidores (o pensamento francês na dialética da não-pertença de Samuel Rawet)".
Os encontros serão realizados até 11 de novembro, com a presença de pesquisadores franceses, brasileiros e um canadense. O objetivo da atividade é divulgar a cultura francesa e aproximar universidades dos dois países. As palestras, que também continuam em setembro, ocorrem na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A programação também ocorre na UFRGS, na Unilasalle e na Feira do Livro de Porto Alegre.
As inscrições, gratuitas, são feitas no local de realização das conferências. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3676. A programação completa pode ser conferida no site www.pucrs.br/fale/pensamfr.html.

Nenhum comentário: