sábado, agosto 22, 2009

*No próximo encontro do projeto "Relendo a Literatura", as integrantes do grupo "Cancioneiros Literários" Ana Paula Charão e Anelise Meyer Greemlan farão a análise da obra "Os Lusíadas", de Luís de Camões. Será no dia 2 de setembro, com promoção do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). O encontro ocorre das 17h30min às 19h, na Arena do Celin, sala 223 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.
A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
*O Instituto de Cultura Japonesa da PUCRS (ICJ) está com inscrições abertas para diversos cursos, como Aikido, Kendo básico e avançado, Shorinji Kempo, Bonsai, Cerâmica, Culinária Japonesa básica, Kirigami, Origami, Mangá e Cultura Japonesa e Língua Japonesa. Informações no ICJ, pelo site www.pucrs.br/icj, e-mail cultura-japonesa@pucrs.br, ou telefone (51) 3320-3583.
*O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove nesta segunda-feira, 24 de agosto, a palestra "As causas finais em Nietzsche e Darwin". O encontro, com entrada franca, será ministrado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Gustavo Andres Caponi, às 19h, no auditório prédio 5 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3554.
*A Faculdade de Direito da PUCRS promove o curso de extensão "ICMS Básico". Voltada para advogados, contadores, administradores de empresas e economistas, a atividade irá disseminar alguns fundamentos jurídicos do ICMS, que servirão de base para uma qualificada atuação profissional. Os encontros ocorrem de 12 de setembro até 3 de outubro, sempre aos sábados, das 8h30min às 12h30min. Temas como o ICMS constitucional no sistema tributário nacional, base de cálculo e alíquotas, o ICMS e os municípios, as hipóteses de incidência e o conflito aparente de competência serão tratados durante o curso.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) dá continuidade às comemorações aos 200 anos de Darwin com a conferência "Darwin e a decisão dinamizadora na pós-adolescência". Ministrada pelo pesquisador do MCT Carlos Lucena, a atividade apresentará os fatos e as pessoas que contribuíram para que Darwin, aos 21 anos, embarcasse no barco Beagle e desse início a sua jornada. A decisão, acredita Lucena, foi fundamental para toda a ciência.
O evento será na próxima quarta-feira, 26 de agosto, às 18h30min, no Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais e inscrições pelo site www.pucrs.br/mct.

Nenhum comentário: