terça-feira, agosto 18, 2009

*A caminhada orientada Viva o Centro a Pé, percorre, no sábado, 29, a avenida Independência e seus prédios históricos, visitando a Igreja Nossa Senhora da Conceição (visita interna), Museu de História da Medicina (visita interna), Casa Torelly (visita interna), seguindo até a Praça Júlio de Castilhos.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com até o dia 28, às 14h. O valor é 1 kg de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
Igreja Nossa Senhora da Conceição - É uma das mais antigas e bem conservadas da Capital, mantendo praticamente intactas suas características originais. Seu estilo segue os padrões do barroco colonial tardio, com paredes grossas, linhas simples e fachada sóbria, reservando as ornamentações para os altares internos, coro e teto. O risco do prédio e as talhas internas são de autoria de João do Couto e Silva. Na decoração do interior observa-se alguma influência do estilo neoclássico. Foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Leia mais.
Museu da História da Medicina - Desde 2006 instalado em um prédio na avenida Ipiranga, já dispunha de um acervo considerável quando transferiu-se para o prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa, na avenida Independência 270. Sua coleção, que já conta com mais de 9 mil itens, se divide em museológica e arquivística. A primeira apresenta instrumentos médicos, frascos de medicamentos, mobiliário, objetos pessoais de antigos profissionais da saúde, objetos usados no ensino da medicina, esqueletos, ilustrando o processo de constituição de disciplinas médicas no estado e a segunda é formada por grupos documentais como o constituído de 73 Fundos Pessoais Privados de médicos, práticos e memorialistas, que, de alguma forma, estão envolvidos com a história da medicina gaúcha.
Casa Torelly - Foi adquirida em 1902 por Firmino Torelly, que acabou por emprestar o nome ao casarão. Importante figura política gaúcha, deu uma feição final à casa, cujo resultado é de estilo eclético mas com elementos de inspiração Positivista e outros derivados diretamente da Renascença, o que a torna talvez o único exemplar de construção residencial urbana da cidade com tais características: o alinhamento horizontal enfatizado junto à cornija do primeiro piso e a platibanda como arremate superior, de onde se erguem vasos tocheiros. A casa tem dimensões relativamente modestas mas tem belo e delicado efeito.
O passeio sai, às 10h, em ônibus da Carris, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano e terá duração de 2 horas. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.
Quem orienta - Orienta a Caminhada o arquiteto Silvio Belmonte de Abreu Filho, formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (1975), mestre pelo Iedes da Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em Arquitetura pelo Propar-Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre". É professor e pesquisador no Propar e no Departamento de Arquitetura da Ufrgs desde 1981, atualmente como professor associado e coordenador do Trabalho Final de Graduação. Diretor técnico da Cohab-RS (1988-90), associado da Abreu e Portugal Arquitetos Consultores desde 1990, representante da Ufrgs no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, desde 2007, com autoria e participação em diversos planos e projetos de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, com artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos sobre estes temas.
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), e Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da Companhia Carris Porto-alegrense. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Nenhum comentário: