sábado, agosto 22, 2009

*Teve início na manhã de ontem, 21, o curso de coordenadores de Práticas Restaurativas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Destinadas a educadores da rede municipal de ensino, as atividades serão compostas de quatro reuniões, todas no auditório da secretaria (rua dos Andradas, 680, 6º andar), das 9h às 17h30, totalizando 48 horas-aula.
O primeiro encontro abordou o tema das práticas restaurativas no ambiente escolar e foi ministrado por Valeska Brum e pela coordenadora do curso, Cláudia Machado. De acordo com ela, o curso tem como objetivo envolver o participante com os fundamentos teóricos, além de oportunizar a prática das técnicas de mediação por meio da apropriação da linguagem referenciada pela comunicação não-violenta.
Ao longo das atividades serão abordados também todos os passos e habilidades necessárias para a preparação, o desenvolvimento e a conclusão do círculo restaurativo, de acordo com os procedimentos recomendados pelo projeto Justiça para o Século 21, articulado no estado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Abrangendo os meses de agosto e setembro, conforme programação abaixo, cada reunião contará com um novo palestrante. A formatura dos coordenadores será celebrada ao fim do último encontro, em 9 de setembro. 25 de agosto (terça-feira): palestrante Jéferson CappellariTítulo: “Resolução de conflitos: a prática da inteligência emocional e social no âmbito escolar e sua interface com a Justiça Restaurativa”.
1º de setembro (terça-feira): palestrante Shirlei de Hann CurtinazTítulo: “Implantação de Práticas Restaurativas nas escolas municipais: desafios e conquistas”.
9 de setembro

Nenhum comentário: