terça-feira, maio 26, 2009


*Até o último fim de semana, em 39 dias de trabalho efetivo (folga apenas aos domingos), o DMLU retirou do arroio Dilúvio 287 pneus, média de sete por dia, e 947 sacos de 100 litros com os mais variados tipos de resíduos. Desde o dia 7 de abril, uma equipe de quatro servidores trabalha exclusiva e permanentemente na retirada do lixo que a população descarta no principal arroio da cidade.
Qualquer pessoa que transita durante o dia pela avenida Ipiranga, da Beira-Rio à Antonio de Carvalho, tem sua atenção chamada para a grande quantidade de lixo no leito do arroio Dilúvio. "Os mutirões de tempos em tempos já não eram mais suficientes”, explica Mário Moncks, diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
São quase 19 toneladas de lixo retiradas nesses 39 dias de trabalho permanente e a média que mais impressiona é a de sete pneus por dia. “Quem olha ainda não consegue perceber uma diferença estética, mas nós estamos determinados a mudar isso e trabalhando com dedicação e consciência de nosso objetivo”, garante Oswaldo Cauduro, diretor da Divisão de Limpeza e Coleta do DMLU.
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) é o responsável pela limpeza dos leitos de todos os arroios da cidade. O Dilúvio é a exceção, pelo tamanho e pelo significado que tem para Porto Alegre. “Nossa tarefa ficará mais fácil se a população compreender a importância dela e nos ajudar a não descartar nenhum tipo de lixo nas águas do arroio Dilúvio”, completa Moncks.

Nenhum comentário: