quarta-feira, maio 27, 2009

*O curso de Turismo da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove, nos dias 2 e 3 de junho, o seminário "As fronteiras do turismo e o turismo sem fronteiras". A atividade irá refletir sobre as influências do turismo e transformação que ele proporciona na sociedade. Debates e exposições demonstrarão a necessidade de planejamento e criatividade na área, para tentar superar dificuldades como a atual situação de crise econômica mundial.
Além da mesa-redonda que debaterá o papel das produções televisivas e cinematográficas para o fortalecimento do turismo no Estado, haverá, ainda, uma exposição paralela ao seminário, que apresentará o projeto de turismo sustentável "Rota das Especiarias", de Viamão, organizado pelo curso de Turismo.
A atividade tem entrada franca e ocorre no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4747.
*Nos dias 8 e 9 de junho a PUCRS realiza o congresso internacional "Direito Penal e Política Criminal no Terceiro Milênio: Perspectivas e Tendências", que reunirá vários juristas de renome e projeção nacional e internacional. Temas como os "Fundamentos da proibição e sanção criminais no terceiro milênio", "Intimidade e privacidade diante dos novos meios de persecução penal", "Cruzamentos de Direito Penal e Constituição", "Tendências do Direito Penal contemporâneo", e "Novas formas de imputação penal" serão abordados pelos ministrantes.
Participam o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), José de Faria Costa; o ministro do Tribunal Superior de Justiça da Argentina, Julio Maier; a professora da Universidade de Pavia (Itália) Silvia Larizza; Thomas Rotsch, da Universidade de Augsburg, e Kai Ambos, da Universidade de Göttingen (Alemanha); os professores Nicola Mazzacuva e Luca Mezzetti da Universidade de Bologna (Itália); os professores da Universidade de Buenos Aires Daniel Pastor e Carlos Alberto Elbert; o ministro do STJ Gilson Dipp; os professores da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Reale Jr. e Marcelo Neves, entre outros convidados.
O seminário busca indicar caminhos para uma melhor compreensão e tratamento dos problemas penais da contemporaneidade e possibilitar um espaço para a discussão do fundamento, papel e limites da atuação do Direito Penal no terceiro milênio. Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Criminais da PUCRS, Fábio D´Avila, coordenador do evento, o encontro é o resultado de uma importante aproximação científica entre instituições brasileiras com a Fundação alemã Alexander von Humbodt. "Essa aproximação propicia um espaço de excelência para o diálogo, cientificamente comprometido, sobre a criminalidade, valorizando a troca de ideias e experiência entre pesquisadores de elite", explica.
A atividade é destinada a professores, pesquisadores, alunos e profissionais com atuação e interesse em direito penal, em especial, direito penal normativo, criminologia e política criminal.
O seminário ocorre em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Justiça, Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (Itec) e Fundação alemã Alexander Von Humboldt (AvH). Inscrições e a programação completa no site www.pucrs.br/eventos/direitopenal. Contatos pelo telefone (51) 3320-3680.
*Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Jornada de Estudos do Oriente Antigo e 4º Ciclo Internacional de Conferências de História Antiga. Os eventos começam na próxima quinta-feira, 4 de junho, seguindo até o dia 6. Dentre os palestrantes estará a diretora do Museu Egípcio de Munique, Sylvia Schoske. Serão realizadas oficinas, como a de "Crenças Egípcias no Além", palestras e mesas-redondas abordando temas como "Representações contemporâneas da antiguidade"; "Cleópatra: a egiptomania no feminino"; "Diálogos entre gregos e judeus no Egito helenístico" e "Egito nos cemitérios brasileiros". A atividade será realizada no Instituto Goethe (rua 24 de outubro, 112 - Porto Alegre). Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em História e Instituto Goethe de Porto Alegre. Informações na Proex, pelo telefone (51) 3320-3680.
*A Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio), em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) e com o Diretório Acadêmico de Biologia, promove o "9º Conservando o Mico". O evento alerta para a extinção dos animais no Rio Grande do Sul por meio de peças teatrais.
A atividade ocorre no dia 3 de junho, das 9h50min às 12h20min e das 14h às 16h30min, no auditório do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante a doação de 1 quilo de alimento não-perecível ou um agasalho. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3545.

Nenhum comentário: