quinta-feira, maio 28, 2009

*O romance "A Metamorfose" foi o escolhido do público para a próxima Maratona Literária, que acontece nesta sexta-feira, 29, às 19h, no saguão do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307).
O relato fantástico do escritor tcheco Franz Kafka recebeu 83 votos de um total de 290 registrados via e-mail, pelo blog e pela página da Maratona no Orkut. Com 95 indicações, Erico Verissimo foi o autor mais votado, porém seus entusiastas se dividiram entre os livros "O Continente" (52 indicações) e "Incidente em Antares" (43).Mais de 500 leitores maratonistas participaram da primeira edição. O público foi de profissionais da cultura, políticos, professores, aposentados, estudantes, profissionais liberais e curiosos, além de 30 artistas que fizeram intervenções ao longo de toda a jornada.
A leitura de Cem Anos de Solidão durou 22 horas, sendo finalizada às 17h30 do dia seguinte, quando seis leitores venceram as 400 páginas do livro de Gabriel García Márquez. Os campeões da primeira Maratona foram Barbara Nicolaiewsky, Cristofer Felipe Ribeiro Castro, Denise Xavier Lopes, José Silvio Amaral Camargo, Maria de Fátima Maciel dos Santos e Luciano Margues.
A partir de votação feita na noite da primeira corrida e das sugestões postadas na comunidade do Orkut "Maratona Literária", os sete livros mais votados foram:
A Metamorfose (Franz Kafka): 83 votos
Incidente em Antares (Érico Verissimo) 43 votos
O Continente (Érico Verissimo) 52 votos
Os Ratos (Dyonélio Machado) 41 votos
Vidas Secas (Graciliano Ramos) 15 votos
Crime e Castigo (Fjodor Dostoiewsky) 26 votos
Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa) 31 votos
Total 290 votos
Por e-mail (cll@smc.prefpoa.com.br) é possível votar nos livros para o próximo encontro; a votação também acontece no blog (abaixo) e na página da comunidade Maratona Literária no Orkut.
Blog da Maratona.Vídeos no You Tube.

Nenhum comentário: