sexta-feira, maio 29, 2009

*A Editora Universitaria da PUCRS (Edipucrs) lança o e-book "A Gramática da Frase em Português: Algumas reflexões para a formalização da estrutura frasal em português", de Gabriel de Ávila Othero.
Na obra é apresentado um estudo sobre a estrutura sintática da frase do português brasileiro em sua ordem canônica, Sujeito-Verbo-Objeto, formulando regras gramaticais para a descrição da sentença e dos agrupamentos que a formam.
A obra completa está disponível gratuitamente no endereço www.edipucrs.com.br/gramaticadafrase.pdf.
*Na próxima segunda-feira, 1º de junho, a Universidade sediará uma das reuniões do Encontro do Ciclo de Seminários regionais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que contará com a participação da equipe técnica da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep) para esclarecer dúvidas sobre o Enade/2009.
Voltado para Instituições de Ensino Superior da região sul, o evento conta com mais de 250 inscritos e ocorrerá das 9 às 17h no auditório do Centro de Eventos, prédio 41, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O Enade, que será realizado no dia 8 de novembro, avaliará neste ano as áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciencias Contábeis, Ciencias Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Musica, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os cursos superiores de tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
*O Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores. No dia 6 de junho ocorrerá a oficina "Contação de Histórias", ministrada pela educadora Naraiana Nunes de Liz. A atividade ocorre das 9h às 12h na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No dia 20 de junho está prevista a oficina "Educação para a paz".
Neste semestre, o LAM oferecerá três diferentes atividades, todas gratuitas, para alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais interessados. As oficinas de formação continuada ocorrerão aos sábados pela manhã, os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras de cada mês e as oficinas permanentes às segundas e terças-feiras.
Informações adicionais e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*O crescimento econômico comparado entre as economias do México e do Brasil será o tema da palestra ministrada pelo professor Gabriel Mendoza Pichardo, da Universidade Autônoma do México (Unam). O evento, que ocorrerá nesta segunda-feira, 1º de junho, faz parte do "Seminário Economia às 5:30", organizado pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face).
O professor Adalmir Marquetti também participará do encontro, abordando a situação econômica vivida atualmente no Brasil. Pichardo falará sobre o crescimento econômico do México, enfocando as grandes crises passadas pelo país, como a de 1995.
Segundo o professor mexicano, ao comparar as duas economias, o Brasil passa por um momento mais estável. "A economia do México é muito dependente dos Estados Unidos, então, a crise nos afeta mais. Creio que o Brasil tem mais capacidade que o México de enfrentar essa situação", afirma.
A atividade será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.* Texto produzido por alunos do Projeto Oficina de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS
*Na próxima terça-feira, 2 de junho o Encontro de Física Experimental para Vestibulandos abordará o tema "Termologia e Ondas". As aulas são destinadas a vestibulandos de todas as áreas e apresentam experiências envolvendo conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares, além de resolver questões sobre a disciplina. Ocorrem sempre a partir das 14h, na sala 218 do prédio 10, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
As vagas são limitadas, com inscrições gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/fisica. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3535.

Nenhum comentário: