quinta-feira, maio 28, 2009

*Quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) nos próximos finais de semana (sábado e domingo) concorrerá a ingressos de cinema para o filme "Uma Noite no Museu 2", que estréia nesta sexta-feira, dia 22 de maio, no Brasil. Serão dois sorteios por dia, até 21 de junho (domingo) . Além disso, os visitantes poderão ganhar brindes exclusivos do filme.
O MCT fica aberto de terças-feiras até domingos, das 9h às 17h, e localiza-se no prédio 40 do
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Oferece ao público mais de 700 experimentos interativos, e atrações como o giroscópio humano (simulador de ausência de gravidade), a estação de tratamento de água, equipada com um microscópio ligado a um monitor para mostrar a biodiversidade presente em uma gota d´água, entre outros. Há também, o show de eletricidade estática, apresentações sobre posicionamento de estrelas e interpretação do céu na tenda do planetário , interações vivas com animais e plantas, aquários de água doce e salgada, e a exposição (R)Evolução de Darwin, que fica no local até 30 de dezembro. Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
*Até o dia 26 de junho estão abertas as inscrições para o processo seletivo do mestrado em Administração e Negócios (MAN), do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4 e orientado para o conhecimento aplicado à área de "Administração Estratégica", com duas linhas de pesquisa: "Marketing" e "Estratégia e Gestão da Informação".
Entre os objetivos está o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas para a sociedade e para as organizações, em um contexto alinhado com o cenário internacional, levando em conta as características locais e regionais. Outras informações no site www.pucrs.br/man, no link "Ingresso", ou pelo telefone (51) 3320-3524.
*A PUCRS recebe inscrições para o Vestibular de Inverno 2009 até 5 de junho. Serão oferecidas 31 opções de curso e 2.240 vagas no Campus Central. As provas do concurso serão realizadas nos dias 20 e 21 de junho (sábado e domingo), das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de junho nos seguintes locais:
Via Internet (www.pucrs.br/vestibular), 24h por dia;
No saguão do prédio 11, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 8h às 21h;
No Campus Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão), das 8h às 21h;
No Campus Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana), das 8h às 11h30min e das 14h às 21h45min.
O último dia para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, será 8 de junho, independentemente da data em que foram efetuados o preenchimento e o envio de dados (
on-line). O Manual do Candidato estará disponível para download na Internet (www.pucrs.br/vestibular) ou pode ser adquirido por R$ 5,00 nos locais de inscrições.
Os vestibulandos já podem ir testando seus conhecimentos com as Provas Interativas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, História, Biologia, Química, Geografia, Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola, com questões de vestibulares anteriores da Universidade. Elas estão disponíveis no site www.pucrs.br/provas. As questões também são comentadas e explicadas por professores das áreas. Informações adicionais no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.
*Na próxima quarta-feira, 3 de junho, o diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, Jaderson Costa da Costa, ministrará a conferência"A evolução do Cérebro", dentro da programação da exposição (R)Evolução de Darwin. O encontro será às 18h30min no anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Até 30 de dezembro o Museu de Ciências e Tecnologia da Instituição (MCT) realiza a exposição (R)Evolução de Darwin. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", tema dessa palestra, para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, e está localizado no prédio 40. Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: até 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro
*Nas próximas segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de junho, ocorre o "1º Fórum Estadual do Patrimônio Cultural". Serão avaliados temas como o papel da cultura no desenvolvimento social e urbano e as políticas de preservação de patrimônios históricos. O evento irá tratar, ainda, da preservação do patrimônio cultural do Estado e a importância da pesquisa para o trabalho de preservação.
O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), com o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (Fau). Estarão presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, e a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Maria Beatriz Kother; o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Luiz Alcides Capoani e a promotora Anelise Steigleder.
O evento ocorre no auditório do prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.

Nenhum comentário: