sexta-feira, maio 29, 2009

*Nas próximas segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de junho, ocorre o "1º Fórum Estadual do Patrimônio Cultural". Serão avaliados temas como o papel da cultura no desenvolvimento social e urbano e as políticas de preservação de patrimônios históricos. O evento irá tratar, ainda, da preservação do patrimônio cultural do Estado e a importância da pesquisa para o trabalho de preservação. O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), com o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (Fau). Estarão presentes o Reitor, Joaquim Clotet; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy; a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Maria Beatriz Kother; o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Luiz Alcides Capoani; a procuradora-geral de justiça do Estado do RS, Simone Mariano da Rocha; e a promotora Anelise Steigleder.
O evento ocorre no auditório do prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.
*Estão abertas, até 8 de junho, as inscrições para o "10º Salão de Iniciação Científica da PUCRS", que será realizado de 10 a 14 de agosto. O tema central será a comemoração dos 200 anos de Darwin e os 150 anos de sua principal obra "A Origem das Espécies". São aceitos todos os tipos de trabalhos de iniciação científica de alunos que estejam cursando regularmente um curso de graduação na Universidade. Inscrições e informações no
site www.pucrs.br/salao ou e-mail salaoic@pucrs.br.
*A mestranda em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) Ana Isaia Barretto, graduada em Relações Públicas pela Universidade em 2007, foi selecionada para participar do "Programa de Jóvenes Líderes Iberoamericanos" da Fundación Carolina, da Espanha. Ana representará a PUCRS no Programa, que proporciona aos jovens estudantes conhecer a cultura dos países iberoamericanos, visitar locais históricos, como museus e prédios, e conhecer personalidades políticas da União Européia. O curso ocorrerá de 1º a 17 de julho, na Espanha.
Em novembro de 2008, Ana tirou o 1º lugar na categoria Monografia Empresarial na 26ª edição do Prêmio ABRP 2008. Ela foi orientada pela professora Cleusa Scrofernecker, da Famecos.
*No dia 15 de junho ocorre um debate sobre Criminologia Feminista na Faculdade de Direito da PUCRS. A atividade abre a programação dos Seminários Abertos de Criminologia, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. Na mesa estarão Salo de Carvalho, Rodrigo de Azevedo e Carmen Campos.
Também estão previstas discussões sobre Criminologia Culturalista, no dia 16, e Ética na Investigação Criminológica, no dia 17. Além dos já citados, participarão dos seminários Ricardo Timm de Souza, Clarice Söhngen, Daniel Achutti e Gustavo Ávila. A atividade será realizada na sala 1035 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada franca, é aberta ao público e não requer inscrição prévia.
*Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de junho, estará na PUCRS Adriana Folber-Blum, do Parque Tecnológico de Jerusalém. Na oportunidade, ela falará sobre a análise de documentos de patentes. O evento ocorre das 9h às 12h30min no auditório Talento Empreendedor, no prédio 96I do Tecnopuc, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A atividade é voltada para os alunos da graduação, pós-graduação, professores e para o público interno. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Interessados podem realizar sua inscrição pelo site
www.pucrs.br/prppg/ett
até terça-feira, 2 de junho. A promoção é da Coordenadoria de Pesquisa, Escritório de Transferência e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
*As diferentes práticas de combate ao tabagismo aplicadas em países da América Latina poderão dar origem a um documento que buscará a padronização dos tratamentos. O tema será debatido durante o Congresso Latino-Americano para o Controle do Tabagismo (Healthcare Coalition for Tobacco Control in Latin America), que ocorrerá entre os dias 1º e 5 de junho no Rio de Janeiro. O evento reunirá cerca de 250 médicos convidados de todos os países latino-americanos envolvidos com o tema (pneumologistas, cardiologistas, psiquiatras e oncologistas).
O presidente do congresso, José Miguel Chatkin, chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS, explica que o objetivo é tentar estender a padronização já existente no Brasil, Chile, Argentina e México a outros países do continente. "A ideia é a de criar um guia de tratamento bilíngue, espanhol e português, que atenda as necessidades de conduta práticas dos profissionais de saúde em atendimento a fumantes em processo de cessação do tabagismo7quot;, afirma. O médico destaca que a possibilidade de sucesso do tratamento para tabagismo é maior quando se associam tratamento farmacológico e o apoio comportamental. "A combinação das duas técnicas é a mais eficiente", salienta o pneumologista.
O problema do tabagismo na América Latina é grave. Estimativas apontam que entre 8% e 10% dos fumantes de todo o mundo vive nesta parte do continente, o equivalente a 120 milhões de pessoas. Deste total, cerca da metade morrerá por uma doença tabaco-relacionada (1 em cada 2 fumantes). Além disso, cinco dos maiores países produtores de tabaco são latino-americanos: Brasil (um dos maiores produtores e também exportadores), Argentina, Cuba, Colômbia e República Dominicana. Também na América Latina é onde se praticam os preços mais baixos de cigarro, o que facilita seu uso pelas camadas menos favorecidas da população. Embora apresente índices ainda possíveis de serem melhorados, o Brasil tem percentuais baixos de fumantes, em comparação a outros países da Região (de 17% a 20% da população).

Nenhum comentário: