segunda-feira, maio 25, 2009


*A Universidade realiza mais uma edição da campanha "PUCRS Livre de Tabaco: Respire Liberdade - Fique do Lado da Vida - Evite o Cigarro". O objetivo é conscientizar, educar e auxiliar os dependentes de tabagismo a abandonarem o consumo, criando um ambiente agradável dentro dos campi da PUCRS e no Hospital São Lucas (HSL). A iniciativa é realizada neste mês em referência ao 31 de maio, "Dia Mundial Sem Tabaco".
Todos os encontros envolverão o tema. Na quarta-feira, dia 27 de maio, às 13h30min, haverá palestra de abertura com o pneumologista Gustavo Chatkin, no anfiteatro Irmão José Otão, no 2º andar do
HSL (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Nessa data também serão distribuídos perfumes aos funcionários, relacionando tabaco com os cheiros da natureza, além da aferição de monóxido de carbono e Teste de Fagerstrom, utilizado para detectar a dependência da nicotina. O mesmo teste também será realizado na quinta, dia 28 de maio, das 17h às 20h, na sala anexa do prédio 50, Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Atividades fora dos campi em parceria com outras entidades também estão programadas. Na quarta, 27 de maio, com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves; no sábado, dia 30, ações em parceria com a Amrigs no Shopping Iguatemi, às 14h; e no Brique da Redenção, no dia 31 de maio. Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3500 ramal 4712.Sobre o tabagismo
Todo fumante deve ser orientado sobre os malefícios do cigarro, que possui mais de 5 mil substâncias nocivas à saúde. Grande número de pessoas abordadas durante campanhas acaba procurando o médico em busca de tratamento. Poucos conseguem largar o vício sem ajuda. Hoje o tabagismo é visto como uma doença, que requer, muitas vezes, medicamentos e assistência psicológica que permita uma mudança de conduta.
Entre outros fatores, o tratamento é importante para que a pessoa consiga lidar com os sintomas de abstinência, que aparecem nas primeiras quatro ou cinco horas depois do último cigarro: ansiedade e tremores. No trabalho pode diminuir a capacidade de concentração e raciocínio. Com acompanhamento médico, isso tende a acabar de dois a três meses. Porto Alegre é a segunda capital do País em número de fumantes acima de 18 anos, perdendo somente para São Paulo. Quando se conta a população com mais de 15 anos, os gaúchos lideram o ranking. As mulheres também fumam cada vez mais. Quanto aos jovens, cresce ainda a tendência ao uso do narguilé, erroneamente considerado inofensivo e muito difundido. Além disso, o hábito pode servir de porta de entrada ao tabagismo convencional.
*A partir desta quarta-feira, 27 de maio, ocorre na PUCRS o "3º Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura Estrangeira", com o tema "Língua Estrangeira: a docência e suas interfaces". O evento, que segue até sexta-feira, 29 de maio, avaliará as ferramentas para o ensino da língua estrangeira, o ensino de língua estrangeira para crianças e outros temas. Será no auditório do prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições pelo e-mail letras@pucrs.br e informações pelo tele fone (51) 3320-3528 ou na página www.pucrs.br/fale/enelle3.html. A entrada é franca, mediante a doação de um livro infantil em português ou língua estrangeira.
A promoção é da Faculdade de Letras (Fale).
*Na próxima terça-feira, 26 de maio, os alunos da Capacitação de Contadores de Histórias irão contar histórias para crianças de escolas e para os pequenos hospitalizados no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL). A coordenação da atividade é da professora da Faculdade de Letras (Fale) Maria Tereza Amodeo.
As escolas já foram agendadas e as crianças que puderem se locomover até a Faculdade de Letras serão acompanhadas dos pais e das bolsistas do "Projeto de Narração de Histórias do HSL", coordenado pela professora Solange Medina Ketzer, pró-reitora de Graduação da Universidade.
Haverá sessões às 9h, 11h, 14h30min, 16h, 17h e 18h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), sala 223 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
*O projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 27 de maio, terá a apresentação de Cordas da Orquestra Filarmônica da PUCRS. No repertório, "Concerto em Fá Maior, Op. 8 nº 3 L´autunno", de Antonio Vivaldi e "Otoño Porteño", de Astor Piazzolla , entre outras músicas.
A atividade, que proporciona meia hora de boa música no intervalo do almoço, tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Informações e sugestões pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.
*O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) está com inscrições abertas para a sua Feira de Ciências & Inovação. Podem participar estudantes e professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries ou 6º a 9º anos) e Ensino Médio de Porto Alegre e região metropolitana.
O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a produção científica nas escolas e o desenvolvimento do conhecimento, a partir da oportunidade de intercâmbio entre professores, estudantes-pesquisadores e visitantes. No total serão selecionados até 72 trabalhos.
Também tem a intenção de estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil, além de divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelas escolas no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.pucrs.br/mct/feiradeciencias, até o dia 29 de junho. Informações pelo e-mail coordeducacional.mct@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3521.
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 30 de maio. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo site http://www.ets.org/. A próxima avaliação está marcada para o dia 20 de junho.
O teste será aplicado às 10h, no Laboratório de Línguas da Fale, localizado no 5º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.

Nenhum comentário: