quarta-feira, maio 27, 2009

*A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura hoje, 27, às 11h, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Vila Nova (João Vedana, 355). O serviço, que atenderá dependentes químicos da região Sul/Centro Sul da cidade, será implantado em parceria com o Hospital Mãe de Deus. O secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, e o prefeito José Fogaça participarão da solenidade.
A SMS foi responsável pela reforma de adequação para a instalação do CAPS. A equipe, composta por psiquiatra, psicólogo, clínico geral, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe administrativa, é do Hospital Mãe de Deus. No local serão oferecidas consultas individuais, grupoterapia, oficinas, atendimento a familiares e desintoxicação ambulatorial.
Para o secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, a abertura do CAPS é o primeiro passo para ampliar o atendimento de usuários de drogas em Porto Alegre. “Vivemos em meio a uma epidemia, com o aumento desenfreado de usuários de drogas, principalmente viciados em crack. Para enfrentar o problema, vamos inaugurar, ainda este ano, mais três CAPS álcool e drogas em Porto Alegre, iniciando pelo Vila Nova”, explica Eliseu.
Segundo a coordenadora da Política de Saúde Mental da secretaria, Irma Rossa, a Organização Mundial da Saúde recomenda tratamento ambulatorial para dependentes químicos. “O que faz a diferença não é o tipo de tratamento ou o terapeuta. O diferencial é a motivação. No CAPS, o trabalho é totalmente voltado à motivação”, afirma a psiquiatra, que trabalha há mais de 20 anos com dependência química.

Nenhum comentário: