segunda-feira, junho 01, 2009

*As melhores práticas desenvolvidas na implantação e gestão de parques tecnológicos no Brasil compõem a principal atividade desta segunda-feira, 1º de junho, no "US-Brazil Innovation Learning Laboratory", painel integrante da Missão Técnica Internacional de Parques Tecnológicos para os EUA, iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e parceiros internacionais.
O Rio Grande do Sul, com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), é um dos três exemplos brasileiros selecionados para esta mostra às lideranças da área. Os demais são o Sapiens Parque S.A., de Florianópolis (SC), e o Porto Digital, de Recife (PE).
Ao todo, 45 representantes de universidades, órgãos públicos federais e estaduais, empresas e entidades representativas estão na relação de profissionais que passará, até 6 de junho, por Raleigh, na Carolina do Norte, São Francisco e algumas cidades no Vale do Silício, na Califórnia. O programa inclui a participação na "26ª Conferência Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos", promovida pela Associação Internacional de Parques Científicos (IASP), e uma agenda de visitas técnicas aos parques científicos e tecnológicos de grande relevância nos EUA, como The Research Triangle Park e Stanford Research Park, além de importantes empresas sediadas no Vale do Silício.
A PUCRS é representada pelo diretor do Tecnopuc, Roberto Moschetta, e pelo coordenador do Núcleo Empreendedor da Universidade, Luis Humberto Villwock. Conforme Moschetta, a viagem permite apresentar as possibilidades existentes no Tecnopuc para abrigar estruturas de pesquisa e desenvolvimento, mostrar as potencialidades da integração física do Parque com a Universidade, e captar novidades.Sobre os locais visitados
Research Triangle Park (www.rtp.org)
Um dos mais antigos e maiores parques científicos na América do Norte, The Research Triangle Park (RTP) 7.000 hectares é um desenvolvimento que abriga mais de 170 empresas que empregam mais de 42.000 trabalhadores com uma estimativa de 10.000 funcionários contratados. Localizado no centro de Raleigh-Durham-Cary, a RTP é um destaque a nível mundial de alta tecnologia de investigação e desenvolvimento que serve como um centro econômico para a região.
Stanford University e Stanford Research Park
Stanford University - Situado entre San Francisco e San Jose, no coração de Silicon Valley, Stanford University é reconhecida como uma das líderes mundiais de investigação e instituições de ensino.
Stanford Research Park - Fundado em 1951 como o primeiro parque orientado para a tecnologia, o Stanford Research Park é atualmente origem de mais de 150 empresas na vanguarda da tecnologia. O local tem oferecido seu ambiente produtivo para eletrônicos pioneiros Bill Hewlett e David Packard, físicos Russell e Sigurd, e muitos outros cientistas e empresários bem sucedidos.

Nenhum comentário: