quarta-feira, junho 03, 2009

*Será realizado na quinta, 4, e sexta-feira, 5, em Porto Alegre, o 3º Seminário Nacional de Banda Larga para Municípios. Realizado pela Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abemtic), o evento quer discutir as melhores práticas da tecnologia como política pública, tanto na modernização e sustentação das estruturas dos governos, como na prestação de serviços ao cidadão.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no site www.procempa.com.br/poawireless, onde também estão outras informações. A Procempa vai transmitir toda a programação ao vivo pela Internet, podendo ser acessada pelos sites do evento, da Procempa (www.procempa.com.br), PortoWeb (www.portoweb.com.br) e Portal da prefeitura (www.portoalegre.rs.gov.br).A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa) é parceira do evento e vai contar com um espaço próprio, onde irá demonstrar sua soluções tecnológicas. Com a participação de especialistas de todo o país, serão apresentados painéis sobre a banda larga como política pública, a importância da rede wireless a serviço do cidadão, cidades digitais – operação e sustentabilidade, fontes de financiamento, construções de parcerias e apresentação de cases nacionais de Minas Gerais, São Paulo, além de soluções regionais, de cidades gaúchas.Junto ao seminário, será apresentada a 1º Mostra de Aplicações em Tecnologias Wireless, realizada em parceria com Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na exposição, serão apresentados cases de tecnologia dos municípios gaúchos, selecionados pela entidade como representativos das melhores soluções aplicadas no interior. O principal objetivo é mostrar as iniciativas já implementadas e os resultados que foram alcançados, beneficiando diretamente o cidadão gaúcho.
A cidade de Vacaria vai apresentar o projeto “Gestão Digital pela Tecnologia da Informação”; Estrela vai demonstrar ações em e-Gov, com o “Prefeitura 24 Horas”; Sapiranga apresenta soluções em telefonia e intranet; Mato Leitão em Educação e Tecnologia e Alvorada, com ação integrada de Educação, Comunicação e Videomonitoramento.
Procempa Verde - Durante o evento, a empresa pública vai lançar o Procempa Verde, seu programa de responsabilidade ambiental, e a publicação “Procempa: Tecnologia para uma vida sustentável”, onde reúne as práticas já adotadas pela Companhia. O diretor-presidente, André Imar Kulczynski, explica que há muitos anos a Procempa adota medidas responsáveis com o meio ambiente, mas nunca havia reunido estas práticas em um único documento. Ele afirma também que a Companhia está comprometida para reduzir o impacto ambiental de suas atividades. “Lançamos um olhar mais verde para as nossas atividades, refletimos sobre o nosso impacto ambiental e remodelamos processos. Para isso, todas as nossas rotinas são planejadas para terem menor fluxo de processamentos, utilizando menos calor e energia. E o combate ao desperdício de papel, água e luz está presente em todas as pontas da nossa organização”, afirmou.
Espaço Procempa - O Espaço Procempa vai apresentar ao público algumas soluções tecnológicas ligadas ao Meio Ambiente, Robótica, Serviços Mobile, Pontos Turísticos com Internet gratuita, Videomonitoramento para Segurança e Redes de Conexão. O objetivo é mostrar o que a Procempa e a prefeitura têm feito na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para facilitar o acesso da população aos diversos serviços do município quanto para mantê-los em sintonia com os conceitos de sustentabilidade. Além das soluções o público terá a oportunidade de conhecer campanhas de reciclagem de computadores, monitoramento de consumo de energia, ideias que aliam a robótica à utilização de energias renováveis, entre outros.

Nenhum comentário: