sexta-feira, junho 05, 2009

*O município de Canoas recebe nos próximos dias 17 e 18 deste mês o 1º Curso de Capacitação para o Atendimento de Mulheres, Crianças, Adolescentes e Idosos vítimas de violência, os chamados grupos vulneráveis. A organização é do Departamento de Ensino e Treinamento (DET), da Secretaria da Segurança Pública, e da Academia da Polícia Civil (Acadepol), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurançca Pública. O evento acontece no Prédio 1 da Universidade La Salle (Rua Victor Barreto, 2.288), no Centro de Canoas.
Conforme a delegada Sônia Dall´Igna, diretora do DET e coordenadora do curso, serão debatidos temas como o tráfico de mulheres, abuso sexual, estatuto do idoso e medidas preventivas, desenvolvimento psicológico da criança, do adolescente e do idoso, além do estresse policial. Conforme ela, além de capacitar agentes policiais civis e militares, de saúde, servidores do IGP, Susepe, professores, conselheiros tutelares e guardas municipais, o curso também tem o objetivo de estreitar a rede de atendimento.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail det-redes@ssp.rs.gov.br e maiores informações obtidas pelo telefone (51) 3288-7013, do DET, e no (51) 3288-9327, da Divisão de Recrutamento e Seleção, da Acadepol. O curso terá 20 horas/aula e aos participantes serão fornecidos certificados. Abaixo a relação dos temas a serem abordados e os respectivos palestrantes:
- IDEOLOGIA DA VIOLÊNCIA – Evaldo Luiz Paully;- CONSTRUÇÃO SOCIAL, PSICOLÓGICA E CULTURAL DA VIOLÊNCIA – Evaldo Luiz Paully; - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – Rosane Oliveira de Oliveira;- TRÁFICO DE MULHERES – Alberi Barbosa; - APRESENTAÇÃO DAS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS – Nadine Tagliari Anflor;- DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- Maria Bernardete Pires; - ABUSO SEXUAL – Suzana Braun Oliveira;- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – Cristian Nedel;- DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA 3ª IDADE – Zhélide Hunter;- TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA O IDOSO – Naila dos Santos;- ESTATUTO DO IDOSO E MEDIDAS PROTETIVAS – Eduardo Hartz;- PROCEDIMENTOS ÉTICOS – Carmen da Silva Santos;- EXAMES DE PERÍCIA EM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA – Cláudia Maciel/Jarbas Pires;- ESTRESSE POLICIAL – Silvia Wudarcki.

Nenhum comentário: