quinta-feira, junho 04, 2009

*Filmes de todos os gêneros, formatos, técnicas e linguagens já podem ser inscritos no 6º CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN). Uma das principais bases de exibição e debate do cinema contemporâneo independente no Brasil, o CEN receberá as inscrições para as mostras competitivas até o dia 3 de julho. Os filmes selecionados serão divulgados no final do mês de agosto e concorrerão ao CEN 2009, que acontecerá entre os dias 17 a 24 de outubro deste ano.
Uma das novidades, apontadas pelos organizadores do evento Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo, será a liberdade oferecida pela organização ao júri oficial para que se criem e distribuam oito diferentes premiações entre os curtas, médias e longas-metragens selecionados. "Entendemos que os trabalhos exibidos no CEN são muitas vezes inqualificáveis em categorias tradicionais, coisa que os próprios jurados já nos disseram em anos anteriores”, salientam os organizadores. “Por isso, resolvemos propor que o Júri Oficial busque, dentre todos os filmes e suas diferentes características, os motivos, as histórias, as técnicas e as narrativas que possam gerar um prêmio específico”.
O festival também mudou a forma de processo seletivo, no sentido de não determinar um número mínimo ou máximo de produções selecionadas para as mostras competitivas. Os cinco organizadores do festival também trabalharão com a mesma liberdade do júri oficial para encontrar o número de filmes que mais se identifiquem com a proposta do CineEsquemaNovo.
Os diretores e produtores interessados devem enviar seus trabalhos pelo site do evento e preencher a ficha de inscrição. O CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre conta com a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio do Santander Cultural.

Nenhum comentário: