quinta-feira, junho 04, 2009

*Estão abertas, até o dia 19 de junho, as inscrições para o novo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da PUCRS, o Premus 2009. São 19 vagas, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, para profissionais graduados em Enfermagem (cinco vagas), Farmácia (duas vagas), Fisioterapia (duas vagas), Nutrição (duas vagas), Odontologia (quatro vagas), Psicologia (duas vagas), Serviço Social (duas vagas). O Programa tem a duração de dois anos e o objetivo de desenvolver competências fundamentadas nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) da integralidade, do modelo de vigilância à saúde, articulados ao campo da Saúde da Família. As atividades começam em agosto. Informações e inscrições no
site www.pucrs.br/premus2009.
*A "1ª Conferência Nacional de Segurança Pública" (Conseg) recebe inscrições, até 8 de junho, para o "1º Prêmio Nacional de Monografias em Segurança com Cidadania Professora Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza". Podem participar alunos e ex-alunos de graduação e de pós-graduação. O Ministério da Justiça premiará os sete melhores trabalhos. Informações adicionais e inscrições pelo site www.conseg.gov.br, no link Projetos Especiais.
O projeto homenageia a professora da PUCRS, falecida em 2007, que foi idealizadora da matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública no Serviço Nacional de Seleção Pública e participou da concepção da Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública.
*Quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT)
nos próximos finais de semana (sábado e domingo) concorrerá a ingressos de cinema para o filme "Uma Noite no Museu 2", que estréia nesta sexta-feira, dia 22 de maio, no Brasil. Serão dois sorteios por dia, até 21 de junho (domingo) . Além disso, os visitantes poderão ganhar brindes exclusivos do filme. O MCT fica aberto de terças-feiras até domingos, das 9h às 17h, e localiza-se no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Oferece ao público mais de 700 experimentos interativos, e atrações como o giroscópio humano (simulador de ausência de gravidade), a estação de tratamento de água, equipada com um microscópio ligado a um monitor para mostrar a biodiversidade presente em uma gota d´água, entre outros. Há também, o show de eletricidade estática, apresentações sobre posicionamento de estrelas e interpretação do céu na tenda do planetário , interações vivas com animais e plantas, aquários de água doce e salgada, e a exposição (R)Evolução de Darwin, que fica no local até 30 de dezembro. Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
*A PUCRS promove, no mês de julho, cursos de extensão de curta duração nas áreas de Desenvolvimento de Software e de Gerenciamento de Projetos. "Desenvolvimento de Software (Firmware) em Linguagem C para Sistemas Embarcados" ocorrerá de 13 a 18 de julho, com aulas das 8h30min às 12h. Capacitar profissionais da área de desenvolvimento de software para atuação no mercado de aplicações embarcadas, mais especificamente no projeto e implementação de software/firmware
para hardware dedicado estão entre os objetivos da atividade, coordenada pelo professor da Faculdade de Informática (Facin) Eduardo Bezerra.
"Linha de Formação em Métodos Ágeis - Gerenciamento de Projetos com SCRUM", busca preparar profissionais atuantes em software para o gerenciamento de projetos com uso do método ágil SCRUM. Será realizado entre os dias 20 e 23 de julho, das 19h às 22h15min, com coordenação da professora da Facin Miriam Sayão.
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51)3320-3680 ou e-mail extensao.facin@pucrs.br.
*O Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores. Nesta sexta-feira, 5 de junho, ocorrerá o próximo encontro, a oficina "Contação de Histórias", ministrada pela educadora Naraiana Nunes de Liz. Será às 19h na sala 217 do prédio 15, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. No dia 20 de junho está prevista a oficina "Educação para a paz".
Neste semestre, o LAM oferecerá três diferentes atividades, todas gratuitas, para alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As oficinas de formação continuada ocorrerão aos sábados pela manhã, os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras do mês e as oficinas permanentes às segundas-feiras e terças-feiras.
Informações adicionais e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*Nas próximas segunda e terça-feira, 8 e 9 de junho, a PUCRS realiza o congresso internacional "Direito Penal e Política Criminal no Terceiro Milênio: Perspectivas e Tendências", que reunirá vários juristas de renome e projeção nacional e internacional. Temas como os "Fundamentos da proibição e sanção criminais no terceiro milênio", "Intimidade e privacidade diante dos novos meios de persecução penal", "Cruzamentos de Direito Penal e Constituição", "Tendências do Direito Penal contemporâneo", e "Novas formas de imputação penal", serão alguns dos assuntos abordados pelos ministrantes.
Participam o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), José de Faria Costa; o ministro do Tribunal Superior de Justiça da Argentina, Julio Maier; a professora da Universidade de Pavia (Itália) Silvia Larizza; Thomas Rotsch, da Universidade de Augsburg, e Kai Ambos, da Universidade de Göttingen (Alemanha); os professores Nicola Mazzacuva e Luca Mezzetti da Universidade de Bologna (Itália); os professores da Universidade de Buenos Aires Daniel Pastor e Carlos Alberto Elbert; o ministro do STJ Gilson Dipp; os professores da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Reale Jr. e Marcelo Neves, entre outros convidados.O seminário busca indicar caminhos para uma melhor compreensão e tratamento dos problemas penais da contemporaneidade e possibilitar um espaço para a discussão do fundamento, papel e limites da atuação do Direito Penal no terceiro milênio. Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Criminais da PUCRS, Fábio D´Avila, coordenador do evento, o encontro é o resultado de uma importante aproximação científica entre instituições brasileiras com a Fundação alemã Alexander von Humbodt. "Essa aproximação propicia um espaço de excelência para o diálogo, cientificamente comprometido, sobre a criminalidade, valorizando a troca de ideias e experiência entre pesquisadores de elite", explica.
A atividade é destinada a professores, pesquisadores, alunos e profissionais com atuação e interesse em direito penal, em especial, direito penal normativo, criminologia e política criminal.
O seminário ocorre em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Justiça, Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (Itec) e Fundação alemã Alexander Von Humboldt (AvH). Inscrições e a programação completa no site www.pucrs.br/eventos/direitopenal. Contatos pelo telefone (51) 3320-3680.

Nenhum comentário: