quarta-feira, junho 03, 2009

*No mês dedicado ao meio ambiente, o Projeto A Hora do Bicho, promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, divulga o ratão-do-banhado. Em sua 5ª edição o Projeto tem, como tema, os filhotes do Parque Zoológico.O ratão-do-banhado é um grande roedor, com a pelagem marrom-avermelhada, cauda longa e quase nua. De hábitos crepusculares e diurnos, alimenta-se de vegetais, principalmente de plantas aquáticas ou juncos. Pode também comer moluscos. Tem o hábito de limpar e lubrificar a pele com as patas dianteiras. Esfregando as patas nos cantos da boca, libera uma substância gordurosa (óleo) que passa no pêlo.
No Parque Zoológico esta espécie habita o Lago das Chuvas com várias aves aquáticas, num recinto que reproduz um habitat típico das lagoas costeiras do Rio Grande do Sul. Cava verdadeiros túneis nas ilhas, o que facilita o seu deslocamento e esconderijo.
Reproduz-se duas a três vezes ao ano, nascendo de 4 a 6 crias.
Consta da Lista Vermelha da IUCN
como espécie pouco preocupante.
O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004 apoiando à coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto visa conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

Nenhum comentário: