terça-feira, junho 02, 2009

*Na próxima quarta-feira, 3 de junho, o diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, Jaderson Costa da Costa, ministrará a conferência "A evolução do Cérebro", dentro da programação da exposição (R)Evolução de Darwin. O encontro será às 18h30min no anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), prédio 40 do
Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
.
Até 30 de dezembro o Museu de Ciências e Tecnologia da Instituição (MCT) realiza a exposição (R)Evolução de Darwin. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", tema dessa palestra, para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, e está localizado no prédio 40.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: até 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)
Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro
*O "Momento Formandos", evento especialmente preparado para marcar o final do curso de graduação dos formandos do primeiro semestre de 2009, será nesta quarta-feira, 3 de junho, no teatro do prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Haverá atividades às 8h30min, às 14h30min e às 20h.
Informações pelo telefone (51) 3320-3708, ramal 4701, pelo e-mail diplomadospucrs@pucrs.br ou no site
www.pucrs.br/diplomados
.
*Na próxima sexta-feira, 5 de junho, às 10h, será realizada a cerimônia oficial de inauguração da Central de Atendimento ao Aluno, localizada no térreo do prédio 15, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na ocasião, diretores de Unidades, Institutos, órgãos suplementares da PUCRS e representantes de alunos farão uma visita guiada para conhecer as instalações e o funcionamento do local, que centraliza os serviços de atendimento aos estudantes e diplomados da Universidade e comunidade em geral.
Na Central funcionam setores como o Financeiro Acadêmico, Mobilidade Acadêmica, Coordenadoria de Registro Acadêmico Créditos e Benefícios, Ouvidoria Institucional, Estágios e Diplomados.
Paralelamente será inaugurado o Espaço de Iniciação Científica, também no térreo do prédio 15. No local haverá atendimento aos bolsistas, orientação sobre possibilidade de atuação em projetos de pesquisa, apoio às demandas do Salão de Iniciação Científica e divulgação de eventos de outras instituições. O espaço também possui rede wireless para acesso à internet e bancadas para auto-atendimento. O setor está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 21h15min.
Contatos pelos telefones (51) 3320-3573, (51) 3320-3500, ramais 7981 ou 7982, e pelo
site www.pucrs.br/cra.
*Na próxima palestra do Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade, a terapeuta ocupacional Zayanna Lindoso falará sobre "Aeróbica mental para idosos", abordando exercícios e atividades para estimular a cognição na terceira idade. O encontro ocorre na quinta-feira, 4 de junho, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). A entrada é franca. Inscrições podem ser realizadas até a data do evento pelo telefone (51) 3336-8153.

Nenhum comentário: