sexta-feira, junho 05, 2009

*O Eletromagnetismo estará em pauta na próxima terça-feira, 9 de junho, no "Encontro de Física Experimental para Vestibulandos". As aulas são destinadas a vestibulandos de todas as áreas e apresentam experiências envolvendo conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares, além de resolver questões sobre a disciplina. Ocorrem sempre a partir das 14h, na sala 218 do prédio 10, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
.
As vagas são limitadas, com inscrições gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/fisica. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3535.
*Que tal aproveitar o final de semana para separar aquelas roupas e calçados que não são mais usados pela família? O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS está recebendo doações para mais uma edição da "Campanha do Agasalho". A ação integra o Projeto "João-de-Barro - Construir para o amanhã", uma iniciativa da Rede Marista de Educação e Solidariedade em parceria com o Comitê de Ação Solidária, do Governo do Estado. Os agasalhos podem ser entregues nas secretarias das Unidades acadêmicas e na sala 101 do prédio 17, no Campus Central da Univers idade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), até o dia 30 de junho. Os itens arrecadados serão doados para o Brechó Solidário, na Vila Fátima, na Capital. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576.
*Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 5 de junho, a Central de Atendimento ao Aluno, localizada no térreo do prédio 15, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na ocasião, diretores de Unidades, Institutos, órgãos suplementares da PUCRS e representantes de alunos fizeram uma visita guiada para conhecer as instalações e o funcionamento do local, que centraliza os serviços de atendimento aos estudantes e diplomados da Universidade e comunidade em geral.
Na Central funcionam setores como o Financeiro Acadêmico, Mobilidade Acadêmica, Coordenadoria de Registro Acadêmico Créditos e Benefícios, Ouvidoria Institucional, Estágios e Diplomados. "Este lugar pretende servir melhor e com mais qualidade o centro dos nossos esforços e preocupações constantes, o aluno", enalteceu o Reitor Joaquim Clotet durante a cerimônia.
Paralelamente foi inaugurado o Espaço de Iniciação Científica, também no térreo do prédio 15. No local haverá atendimento aos bolsistas, orientação sobre possibilidade de atuação em projetos de pesquisa, apoio às demandas do Salão de Iniciação Científica e divulgação de eventos de outras instituições. O espaço também possui rede wireless para acesso à internet e bancadas para auto-atendimento. O setor está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 21h15min.
Contatos pelos telefones (51) 3320-3573, (51) 3320-3500, ramais 7981 ou 7982, e pelo site ,a href=http://www.pucrs.br/cra target=_blank>www.pucrs.br/cra
*Na próxima terça-feira, 9 de junho, será inaugurado o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-Tuberculose). O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, participará da cerimônia, que começa às 11h no Tecnopuc. O título foi conquistado junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2008, por meio do projeto elaborado pelo professor da PUCRS Diógenes Santos, coordenador do Centro. A nova condição de Instituto concede R$ 4,8 milhões para o custeio de estudos até 2011, prorrogáveis por mais dois anos.
*O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) está com inscrições abertas para a sua Feira de Ciências & Inovação. Podem participar estudantes e professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries ou 6º a 9º anos) e Ensino Médio de Porto Alegre e região metropolitana. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a produção científica nas escolas e o desenvolvimento do conhecimento, a partir da oportunidade de intercâmbio entre professores, estudantes-pesquisadores e visitantes. No total serão selecionados até 72 trabalhos.
Também tem a intenção de estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil, além de divulgar o avanço científico-tecnológico educacional alcançado pelas escolas no que se refere às habilidades e atitudes investigadoras.
As inscrições devem ser realizadas pelo
site www.pucrs.br/mct/feiradeciencias, até o dia 29 de junho. Informações pelo e-mail coordeducacional.mct@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3521.

Nenhum comentário: