quarta-feira, maio 13, 2009

*Capacitar estudantes de Direito e profissionais na área na elaboração de peças processuais é um dos objetivos do curso de especialização "Capacitação para advocacia criminal - teoria e prática de peças processuais". Os encontros serão realizados entre os dias 18 e 28 de maio, de segundas a quintas-feiras, das 19h30min às 22h, na sala 307 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
"Investigação criminal e ação penal", "Procedimentos criminais", "Prova penal", "Prisões e liberdade provisória" e "Vícios processuais" serão alguns dos temas abordados pelos ministrantes - advogados, professores da Universidade e de outras Instituições de Ensino. A atividade é promovida pelos departamentos de Direito Penal e Processual Penal e de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), com o apoio do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais do RS (Itec/RS).
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br. Alunos e professores da PUCRS, e estudantes de outras Instituições têm desconto.
*Expositores, bandeiras, kit chimarrão e pessoas em pernas-de-pau compõem o inédito Vida Urgente pelo Campus, uma blitz bem humorada a fim de conscientizar jovens e adultos sobre responsabilidade e valorização da vida no trânsito e divulgar o programa desenvolvido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que completa 13 anos nesta quarta-feira, 13 de maio. As abordagens dos voluntários seguem até o dia 22, em diferentes pontos do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com informações e distribuição de folders. O utra atividade da ONG brindou o aluno do primeiro semestre de Geografia da Universidade Mauro Rafael de Castro com camiseta, CD Vida Urgente In Concert, adesivos, livros e um coquetel para sua turma. Ele venceu o concurso de frases Para você, viver é..., organizado durante o Stand Calouros da PUCRS, do qual participaram 375 estudantes. A frase vencedora está no blog www.kzuka.com.br/diariodavida.
*Nos dias 25 e 26 de maio a PUCRS receberá o renomado historiador inglês Leslie Bethell, que ministrará a conferência "O Brasil nas Américas", abordando questões políticas brasileiras entre os séculos 19 e 20. A atividade será realizada no dia 25 de maio, às 14h30min, no auditório do prédio 5 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na ocasião, será estudado o período da independência até a segunda Guerra Mundial. No dia 26, terça-feira, às 19h, o ministrante falará sobre as questões políticas durante a Guerra Fria e o Pós-Guerra Fria no auditório do prédio 81 (avenida Ipiranga, 6690). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em História da Instituição.
Entre as principais obras de Bethell, estudioso das questões latinas, sobretudo as brasileiras, estão "História da América Latina" (1998), "Brasil: fardo do passado, promessa do futuro" (2002) e "A Abolição do comércio brasileiro de escravos" (2002).
A atividade tem entrada franca. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3534. As palestras serão ministradas em português.Sobre o palestrante*:
Leslie Bethell foi, por dez anos, diretor do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e Professorial Fellow do St Antony´s College, Oxford (1997-2007). É Emeritus Professor of Latin American History na University of London, Emeritus Fellow do St Antony´s College, Oxford, e Honorary Research Fellow no Departamento de História do University College London e do Institute for the Study of the Americas da University of London. Bethell é também o editor de Cambridge History of Latin America (Cambridge University Press), uma obra em doze volumes. Suas pesquisas e publicações tratam da história política, social e cultural latino-americana dos séculos 19 e 20, especialmente a brasileira. nas quais destacam-se a "História da América Latina" (1998), "Brasil: fardo do passado, promessa do futuro" (2002) e &quot ;A Abolição do comércio brasileiro de escravos" (2002).*Fonte: site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas: www.cpdoc.fgv.br.
*Nos dias 18 e 19 de maio a Universidade sediará o "Seminário Internacional de Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa" (CPLP). A atividade, voltada para pesquisadores e gestores do ensino superior e alunos de pós-graduação, é coordenada pela professora Marília Morosini e promovida pela Rede Sul-Brasileira de Investigação da Educação Superior (Ries). Na conferência de abertura o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ronaldo Pena, que também preside a Associação de Universidades de Língua Portuguesa, abordará o tema "Educação superior e desafios nos países lusófonos".
O seminário ocorrerá no auditório do prédio 40, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3527 e e-mail cplp@pucrs.br.

Nenhum comentário: