sexta-feira, maio 15, 2009

*O projeto "Um framework para avaliação da implantação do MR MPS em grupos cooperados de empresas", sob responsabilidade do professor da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) Rafael Prikladnicki, conquistou o 2º lugar no prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, no ciclo 2008 dos projetos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-Software).
O prêmio, anual, é concedido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio da Secretaria de Política de Informática (Sepin). O projeto inspirou uma monografia do curso de especialização em gestão estratégica de TI, do aluno Tiago Furnaletto, e outra do bacharelado em Sistemas de Informação, de Alexandre Heineck, ambas orientadas por Prikladnicki. Informações sobre o projeto estão em www.inf.pucrs.br/~rafael/MA-MNC.
*O Círculo de Cultura, do Laboratório de Atividades Múltiplas da PUCRS (LAM), é um encontro que acontece na última quinta-feira de cada mês. O objetivo é fomentar diferentes manifestações artísticas, por meio de leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais, sendo esta uma oportunidade de favorecer o encontro e integração entre professores, funcionários, alunos e os demais interessados em participar.
A próxima atividade ocorre no dia 28 de maio, das 18h às 18h45min, na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*Angola, Argentina, Brasil, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Uruguai são os países que terão painelistas a propor reflexões durante o Seminário Internacional de Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nos dias 18 e 19 de maio. Voltado a pesquisadores e gestores do ensino superior e alunos de pós-graduação, é promovido pela Rede Sul-Brasileira de Investigação da Educação Superior, formada pela PUCRS, UFRGS, Unisinos e UFSM. Ronaldo Pena, reitor da UFMG e presidente da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, faz a conferência de abertura sobre "A educação superior e desafios nos países lusófonos". O seminário ocorre no auditório do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com inscrições gratuitas. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3527 e e-mail cplp@pucrs.br.
*"Gestão de Crise na relação com clientes da aviação civil" será o tema da palestra que será realizada no dia 22 de maio, às 10h, no auditório do prédio 10, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ministrante será o integrante da Comissão dos Familiares das Vítimas do Acidente da TAM voo JJ 3054, Luiz Antônio Salcedo, que falará sobre assistência a familiares de vítimas de acidentes aeronáuticos, do ponto de vista administrativo da condução de crise. O encontro tem
entrada franca, mediante a doação de um quilo de alimento não-pere cível, e faz parte da programação da 15ª Semana da Solidariedade, promovida pelo Centro de Pastoral & Solidariedade da PUCRS.Sobre a 15ª Semana da Solidariedade
A "15ª Semana da Solidariedade" é uma realização do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS em parceria com diversas instituições e ocorre até o dia 22 de maio. Diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade fazem parte da programação, que neste ano tem o tema "A paz é fruto da justiça" - lema da Campanha da Fraternidade 2009. Serão ministradas palestras, minicursos gratuitos com noções para o mercado de trabalho, apresentações, exposições, oficinas e seminários.
A abertura oficial do evento ocorrerá na segunda-feira, 18 de maio, às 19h30min, no auditório do prédio 15 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na oportunidade será entregue o prêmio do Concurso de Artigos 2009 e acontece também a palestra "Justiça Restaurativa e Cultura de Paz: semeando uma nova justiça para o século 21". Participam o juiz da 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude, Leoberto Brancher, o professor da Cátedra dos Direitos Humanos do IPA Marcos Rolim e a acadêmica da Faculdade de Serviço Social da Universidade Daiane Bombar delli.
No sábado, dia 16, o estacionamento do supermercado Carrefour, na Rua Albion, 111, no Partenon, será palco da Feira de Promoção da Saúde. Serão oferecidos serviços de avaliação da saúde cardiovascular, bucal e dermatológica, além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, a saúde da mulher, entre outras dicas. A Feira será das 10h às 17h, com entrada franca, e inscrições limitadas. Participam profissionais e estudantes das faculdades de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, Farmácia, Medicina, Odontologia, profissionais, do Hospital São Lucas e voluntárias da mama do HSL.
Entre os minicursos destaca-se "Com a mão na Argamassa - misturas utilizadas na construção civil", "Básico de Word", "Fotografia digital", "Fundamentos de projetos de veículos", "Técnicas artesanais diversas", "Soldagem arco elétrico com eletrodo revestido", "CNC básico", "Introdução ao mercado de ações", entre outros.
Durante a Semana também será realizada uma campanha de arrecadação de equipamentos de informática e eletroeletrônicos. Mouses, CPUs, drives, televisores, rádios, telefones, impressoras e monitores já podem ser doados no Centro de Pastoral, sala 101 do prédio 17, no Campus Central. Os produtos serão encaminhados para o Centro de Reciclagem de Computadores do Centro Social Marista (Cesmar), que renova os equipamentos e envia para entidades carentes. O Centro de Reciclagem do Cesmar funciona desde 2005 e já tratou mais de 5 mil computadores. Cerca de 2.300 já foram encaminhados para entidades em todo o país.
Informações adicionais sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3576 e no site www.pucrs.br/pastoral. Os minicursos oferecidos pela Faculdade de Engenharia necessitam de inscrições prévias, que devem ser realizadas na secretaria do Centro de Pastoral.
Para cada atividade, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Nenhum comentário: