quinta-feira, maio 14, 2009

*Neste sábado, 16 de maio, o Grupo de Primatologia da Faculdade de Biociências da PUCRS fará uma apresentação teatral para conscientizar a população sobre o papel dos bugios na questão da febre amarela. A peça "O ronco, o zumbido e a febre amarela" será encenada a partir das 10h na "Feira da Saúde", no estacionamento do
supermercado Carrefour (rua Albion, 111 - bairro Partenon - Porto Alegre)
.
Segundo o coordenador da campanha, o biólogo e professor da Universidade Júlio César Bicca-Marques, em alguns municípios as pessoas matam os macacos achando que estão evitando a doença. "Esse é um pensamento equivocado e distorcido. Os bugios não são os transmissores da doença. Na verdade, indicam os locais em que as autoridades devem redobrar os cuidados porque está ocorrendo a circulação do vírus", explica, lembrando que os bugios sobrevivem apenas cerca de uma semana depois da contaminação.
A Feira da Saúde começa também às 10h e segue até às 17h, com serviços de avaliação da saúde cardiovascular, bucal e dermatológica, além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, a saúde da mulher, entre outras dicas. A promoção é do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS.
*O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) promove o "2º Sipase - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: Motivação em Diferentes Cenários". No evento estará em discussão o processo de desenvolvimento humano, expresso pela motivação de poder viver e saber aprender, ligado à problemática da educação, buscando revalorizar o adulto como pessoa em constante desenvolvimento, conhecer e entender os processos motivacionais presentes na vida humana e compreender o desenvolvimento humano como potencialidade, com repercussões em contextos educativos.
A atividade conta com a presença de importantes pesquisadores internacionais da Universidade do Algarve (Portugal) e da Universidad de Huelva (Espanha), além de outrospesquisadores nacionais das áreas da educação, saúde e afins.
Com patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS), apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e HSBC, e organizado pelo grupo de pesquisas Processos Motivacionais em Contextos Educativos (Promot), o simpósio acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio, no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais e inscrições pelo
site www.pucrs.br/eventos/sipase.
*O Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS promove a terceira edição do evento "A Literatura de Língua Espanhola Através do Cinema: Debate Crítico". A cada encontro, que ocorre aos sábados, das 8h30min às 11h30min, serão debatidas importantes obras publicadas nessa língua e adaptadas ao cinema. No dia 16 de maio será a vez de "Eréndira y su abuela desalmada", de Gabriel Garcia Marquez. Nos outros sábados serão "El amor en los tiempos de cólera" e "De amor y de sombras", entre outros. Será feita também a reedição do Especial Camilo José Cela - 20 anos de Prêmio Nobel.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Alunos, professores, funcionários e ex-alunos da PUCRS têm desconto. Informações pelo telefone (51) 3320-3559 ou e-mail cultura-hispanica@pucrs.br.
*Nesta sexta-feira, 15 de maio, será inaugurada, às 18h, a mostra coletiva de paineis grafitados "+Apto". Ela é a primeira exibição de arte do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) e integra a exposição "(R)evolução de Darwin". Busca mostrar a maneira como os seres vivos se transformam e sobrevivem a determinados contextos. Os artistas urbanos Mateus Grimm, Trampo e Diogenes da Silva Machado, o "DSM", exibirão nos murais obras ineditas, inspiradas no universo abordado pela exposição do MCT e nos desdobramentos sociais da consciência sobre a evolução, processados pelas experiências pessoais, visões de mundo e estilos dos artistas. A mostra de grafite pode ser visitada até o dia 14 de junho.
O trio também é responsável pelo "Mural Evolutivo", um work in progress, que é uma pintura colaborativa que está "evoluindo" ao longo dos oito meses da exposição (R)evolução de Darwin. Essa obra mutante ilustra a história de Darwin e sua aventura científica.
O MCT realiza a exposição "(R)Evolução de Darwin" até 30 de dezembro. Em três andares, os visitantes podem conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estão expostos materiais históricos e diferentes edições do livro "A origem das espécies" para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, e está localizado no
prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre)
.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas no site www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.

Nenhum comentário: