sábado, maio 16, 2009

Paulo Gorgulho (São Lourenço, 5 de maio de 1959) é um ator brasileiro.
Paulo vem de uma família grande – tem 13 irmãos – e se mudou para São Paulo aos três anos. Na adolescência pensou em ser piloto e médico, mas graças às aulas de teatro amador da escola descobriu sua vocação.
Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo (USP), Paulo surgiu na televisão na telenovela Carmem, em 1987, mas estourou mesmo como galã em Pantanal, de 1990. Viveu José Leôncio na primeira fase da telenovela e, por pedidos do público, voltou na segunda fase, como José Lucas[carece de fontes?].
Em 1991, já na TV Globo, fez O Dono do Mundo, de Gilberto Braga e, em 1992, Despedida de Solteiro, escrita por Walter Negrão. Em 1994 foi a vez de Fera Ferida, de Aguinaldo Silva e, dois anos depois, a minissérie Decadência, de Gilberto Braga. Em 2002 participou da minissérie O Quinto dos Infernos, dirigido por Wolf Maya. Em 2007, Paulo Gorgulho fez uma participação em Caminhos do Coração, telenovela da TV Record, onde interpretou Josias, o marido de Cassandra (Angelina Muniz), que desaparece no início da história.
Nos teatro, Gorgulho protagonizou peças como Sua Excelência, o Candidato (1990), de Marcos Caruso; e Mephisto (1993), com direção de José Wilker. Em 2001, encenou Eu Falo o que Elas Querem Ouvir, de Mário Prata, sob direção de Roberto Lage. Também atuou no espetáculo Frankenteins, de Jô Soares.
No cinema, Gorgulho estreou em Filhos e Amantes (1981), dirigido por Francisco Ramalho Jr.. A seguir fez O País dos Tenentes (1987), de João Batista de Andrade. Trabalhou também em For All (1997), de Luiz Carlos Lacerda; e Uma Aventura do Zico (1999), de Antonio Carlos da Fontoura.
É casado com a estilísta Vânia Gnaspini com quem tem três filhos.

Nenhum comentário: