sexta-feira, maio 15, 2009

*A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre, oficializada na tarde de hoje, 14, pelo prefeito José Fogaça, foi criada com o objetivo de intensificar as iniciativas de proteção animal e de promoção à qualidade de vida da população, principalmente nas comunidades mais carentes.
Durante a solenidade, a iniciativa foi comemorada por protetores como Denize Furtado, presidente da ONG Gatos e Amigos, que enfatizou: "Esperávamos uma atenção de acordo com a importância do tema há muito tempo, agora ele esta sendo tratado com a seriedade e sensibilidade que gostaríamos que fosse. Entendemos que o primeiro passo foi dado para que as coisas melhorem em nossa cidade". Entre as ações a serem realizadas pela coordenadoria estão o controle das populações de cães e gatos em situação de rua, campanhas de esclarecimento e sensibilização sobre os direitos dos animais e a guarda responsável. "É uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o poder público e as entidades para encontrarmos uma definição de responsabilidades naquilo que já vínhamos fazendo", afirmou Fogaça. Ele observou que a criação do órgão também será importante para a definição de valores, no orçamento municipal, que serão destinados à causa.
Formado por representantes de 12 secretarias e órgãos municipais, o grupo de trabalho será coordenado pelo gabinete do vice-prefeito para desenvolver programas de proteção aos animais, a partir de ações de fiscalização e da divulgação de diagnósticos e publicações referentes ao tema. "A prefeitura já tem desenvolvido algumas iniciativas voltadas ao bem-estar animal e, com a criação deste órgão, vamos buscar avançar ainda mais, trabalhando em conjunto com as entidades e universidades", observou o vice-prefeito José Fortunati.
Também participaram da solenidade o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Melo, vereadores e representantes de entidades não-governamentais e voluntários à causa da proteção animal.

Nenhum comentário: