terça-feira, maio 12, 2009

*De janeiro a abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 278.497 doses da vacina contra a febre amarela nos postos de saúde da Capital. Desde o dia 4 de maio, a prefeitura ampliou o número de unidades de saúde, de 19 para 148, em razão de Porto Alegre ser considerada área ampliada de vacinação devido à morte de dois bugios no município vizinho de Guaíba. A ampliação dos locais de vacina teve como objetivo descentralizar o atendimento e garantir o acesso mais fácil e rápido à vacina.
Todos os postos de saúde do município vacinam contra a febre amarela. Segundo o secretário Eliseu Santos, Porto Alegre não é considerada área de risco porque não houve nenhum caso da doença em humanos ou macacos na Capital. De acordo com o secretário, a oferta da vacina em todos os postos foi uma atitude preventiva que teve como finalidade fazer com que toda a população, em médio prazo, seja resistente ao vírus da febre amarela. “A cidade é considerada área ampliada de vacinação. As pessoas devem ficar tranquilas, porque vamos garantir de forma gradativa a vacinação nas zonas de risco”, concluiu.
Estratégia - A prefeitura adotou como estratégia a formação de um cinturão de proteção às populações rurais. No estado, a febre amarela aparece como característica silvestre. Por essa razão, a zona rural da Capital (regiões Extremo Sul, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilhas, Agronomia e Morro Santana) passou a ser considerada área ampliada de vacinação e a população dessa região foi priorizada para imunização.
A coordenadora da equipe de imunizações da SMS, Maria Aparecida Vilarino, lembra que Porto Alegre não é área de transmissão de febre amarela, mas as pessoas que forem viajar para áreas de risco devem se imunizar. “A vacina deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem e dá imunidade por dez anos. As pessoas que residem ou viajam para as áreas de contaminação devem fazer um reforço a cada dez anos”, informou.

Nenhum comentário: