quarta-feira, maio 13, 2009

*A PUCRS realizará inúmeras atividades gratuitas e abertas à comunidade dentro da programação da "15ª Semana da Solidariedade". O tema deste ano é "A paz é fruto da justiça" - lema da Campanha da Fraternidade 2009. Serão ministradas palestras, minicursos gratuitos com noções para o mercado de trabalho, apresentações, exposições, oficinas e seminários.
A abertura oficial do evento ocorrerá na segunda-feira, 18 de maio, às 19h30min, no auditório do prédio 15 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na oportunidade será entregue o prêmio do Concurso de Artigos 2009 e acontece também a palestra "Justiça Restaurativa e Cultura de Paz: semeando uma nova justiça para o século 21". Participam o juiz da 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude, Leoberto Brancher, o professor da Cátedra dos Direitos Humanos do IPA Marcos Rolim e a acadêmica da Faculdade de Serviço Social da Universidade Daiane Bombar delli.
No sábado, dia 16, o estacionamento do supermercado Carrefour, na Rua Albion, 111, no Partenon, será palco da Feira de Promoção da Saúde. Serão oferecidos serviços de avaliação da saúde cardiovascular, bucal e dermatológica, além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, a saúde da mulher, entre outras dicas. A Feira será das 10h às 17h, com entrada franca, e inscrições limitadas. Participam profissionais e estudantes das faculdades de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, Farmácia, Medicina, Odontologia, profissionais, do Hospital São Lucas e voluntárias da mama do HSL.
Entre os minicursos destaca-se "Com a mão na Argamassa - misturas utilizadas na construção civil", "Básico de Word", "Fotografia digital", "Fundamentos de projetos de veículos", "Técnicas artesanais diversas", "Soldagem arco elétrico com eletrodo revestido", "CNC básico", "Introdução ao mercado de ações", entre outros.
Durante a Semana também será realizada uma campanha de arrecadação de equipamentos de informática e eletroeletrônicos. Mouses, CPUs, drives, televisores, rádios, telefones, impressoras e monitores já podem ser doados no Centro de Pastoral, sala 101 do prédio 17, no Campus Central. Os produtos serão encaminhados para o Centro de Reciclagem de Computadores do Centro Social Marista (Cesmar), que recicla os equipamentos e envia para entidades carentes. O Centro de Reciclagem do Cesmar funciona desde 2005 e já reciclou mais de 5 mil computadores. Cerca de 2.300 já foram encaminhados para entidades em todo o país.
A "15ª Semana da Solidariedade" é uma realização do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS em parceria com diversas instituições. Informações adicionais sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3576 e no site www.pucrs.br/pastoral. O evento ocorre até 22 de maio. Os minicursos oferecidos pela Faculdade de Engenharia necessitam de inscrições prévias, que devem ser realizadas na secretaria do Centro de Pastoral. Solicita-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível para cada atividade.

Nenhum comentário: